
O jornalista Rubens Caruso apresentou ao prefeito Paulo César Silva, na tarde da quarta-feira (18), projeto de reativação do trem turístico no município. A iniciativa contempla a reconstrução do ramal ferroviário entre a estação Poços de Caldas (Fepasa) e a estação Bauxita, trecho de aproximadamente 10 km.
“A ideia é ter uma locomotiva a vapor, conhecida como Maria Fumaça, fazendo a ligação desse trecho.
O importante é que existe verba de R$ 500 milhões do Governo Federal para isso e vim propor ao prefeito que o município vá em busca desses recursos”, explicou Caruso. O projeto conta com o apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que já opera projetos bem sucedidos na área, como o trem turístico de São Lourenço (MG) e Campinas-Jaguariúna (SP).
“O jornalista Rubens Caruso e o Álvaro Vilela vieram nos trazer o estudo que estão fazendo sobre a questão da importância da recuperação da via férrea. Eles já avançaram bastante neste estudo e trouxeram inclusive informações sobre o financiamento do Governo Federal específico para isso.

“Vamos tentar já fazer este credenciamento”, ressaltou o prefeito. “Mas para que isso se viabilize, há a necessidade de alteração do Plano Diretor, já que no local há a previsão da construção de uma estrutural para desafogar o trânsito. “Gostei muito da reunião, o projeto realmente é muito interessante e vamos depender muito da Secretaria de Planejamento”, completou.
Para o secretário de Turismo, José Carlos Polli, o projeto vai agregar valor aos atrativos turísticos já existentes no município. “É uma atração turística a mais para a cidade e o que estiver dentro do alcance da Secretaria, vamos envidar todos os esforços para concretizar. Já fizemos uma reunião com o Conselho de Turismo e, por unanimidade, os conselheiros decidiram apoiar os dois projetos, tanto este que vai da estação central até a estação Bauxita, quanto a outra proposta de trem turístico que iria da estação Bauxita até São João da Boa Vista, essa em parceria com Águas da Prata e São João da Boa Vista”, destacou.
O projeto tem objetivos turísticos e culturais e propõe a reconstrução da linha férrea, com trajeto pelo leito urbano da ferrovia em Poços de Caldas, entre a antiga estação na área central até o terminal Bauxita. O trecho tem grande importância histórica.
RecursosNo início do ano, o Governo Federal anunciou a formação de Grupos de Trabalho para agilizar o andamento e liberação de projetos de Trens Turísticos, com a destinação de recursos da ordem de R$ 500 milhões para investimento exclusivo. Ao menos 50 municípios já têm projetos em análise nas comissões, além de outras 44 solicitações. São 32 trens turísticos em operação no país, em 11 estados.