Publicado em 08/12/2018 - regiao - Da Redação
Logo cedo a empregada doméstica Maria Aparecida Rodrigues, 56, esteve no Hospital da Zona Leste. Paciente do Programa Saúde da Mulher, ela se surpreendeu com o ´novo´ espaço que encontrou hoje. “Nossa, até assustei. Tá lindo, mudou a aparência, tá melhor, a gente se sente melhor aqui. Gostei muito”. Na manhã desta sexta, 7, pacientes, servidores e autoridades participaram da cerimônia de entrega das obras de revitalização do Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste.
A manutenção incluiu impermeabilização pontual do telhado, pintura interna e externa, reparo nos banheiros e revisão nas redes elétrica e hidráulica. A obra foi feita por meio de contrato com a empresa RM Caldas. O trabalho foi dividido por áreas, de forma a não interferir no funcionamento do Hospital. O custo foi de R$ 67.155,31.
O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva abriu a solenidade. “Para nós é sempre uma alegria cumprir as determinações do prefeito Sérgio Azevedo. Foi aqui, com essa equipe maravilhosa, que comecei minha saga na saúde. Chovia mais dentro do que fora do hospital e hoje entregamos esta revitalização com praticamente 90% destes problemas resolvidos. Ressalto aqui a presença do doutor Mosconi, porque todo esse planejamento teve início com ele. Aproveito para agradecer a ele pela parceria de sempre”.
Os vereadores Álvaro Cagnani e Mauro Ivan estiveram presentes, representando a Câmara Municipal. “Quando o trabalho é bem feito, o serviço aparece. Parabéns ao prefeito, aos secretários, a equipe de saúde e aos pacientes que utilizam este importante hospital”, disse Cagnani.
O prefeito Sérgio Azevedo fez a entrega, reafirmando o compromisso de mais melhorias para a região. “Aqui é a casa das cataratas, onde realizamos pelo menos 1.500 cirurgias com a verba do Carnaval, um local onde são prestados milhares de atendimentos todos os meses, por isso, precisa estar em condições, precisa estar com a manutenção em dia e foi isso que nós fizemos. A zona Leste é a região mais populosa da cidade e vamos continuar trazendo melhorias para cá, assim como para outras áreas de Poços”.
Após os discursos, foi feito o descerramento da placa.
Também participaram da cerimônia: o diretor administrativo e financeiro da
Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Junqueira; o presidente da Fundação
Jardim Botânico, Valdir Sementile; o secretário de Obras, Luiz Cortezano; a
secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Ana Alice de Souza e a
secretária de Promoção Social, Luzia Martins. O ex-secretário de Saúde, Carlos
Mosconi, falou sobre a satisfação de ver a obra concluída. “Desde o começo do
governo do Sérgio, observamos que este hospital tinha movimento intenso em
diversas áreas, mas com muitos problemas na estrutura e de infiltrações. Então
levamos ao prefeito esta necessidade de recuperação básica, ele atendeu e hoje
vemos este resultado aqui, com um espaço com condições muito adequadas para o
atendimento da população. Faço questão de ressaltar o empenho do Flavinho, que
assumiu a secretaria com a minha saída e concluiu este trabalho, além do
secretário de Obras, Cortezano, que também teve contribuição direta nisso”,
afirmou Mosconi.
HZL
No Hospital da Zona Leste, inaugurado no segundo semestre de 2004, funcionam atualmente: o Núcleo Especializado Leste, exames de raio-X e ultrassom, o programa Saúde da Mulher que inclui pré-natal especializado, centro cirúrgico para procedimentos de baixa complexidade, além da farmácia municipal da zona Leste. São em média, quatro mil atendimentos por mês. “Essas melhorias vão evitar a deterioração de equipamentos e da estrutura física, além de atender as normas da Vigilância Sanitária e de trazer mais conforto e bem-estar para os pacientes e também para nós, servidores”, afirmou a enfermeira Sandra Soares Mendes, que trabalha no HZL há 12 anos.
ASCOM