Prefeito é paraninfo de formandos da Escola Estadual Lucas Magalhães em Arceburgo

Publicado em 20/12/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Na sexta-feira (16/12), o prefeito Antônio Roberto da Costa e a primeira-dama doutora Patrícia Prícoli da Costa, participaram da formatura de 39 alunos da Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães, realizada nas dependências do CSRA.
A cerimônia, conduzida pelo professor Sander Rogério Ribeiro Pereira, contou com a presença de Diretores, professores e serventuários da Escola, além da Secretária Municipal de Educação, Rosa Bassani e do vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa.
Paraninfo da turma, Antônio Roberto da Costa surpreendeu a todos, principalmente os pais de alunos, com um discurso esperançoso em busca de “heróis verdadeiros”, ao mesmo tempo em que rechaçava os “heróis vis, torpes, fabricados”. Visivelmente seguro do que discursava, Antônio Roberto da Costa foi aplaudido por todos pelo brilhante recado aos formandos...
Logo após, o discurso do prefeito, também fizeram uso da palavra o diretor escolar Jacques Marques, professor Sander, e alunos formandos. Após a sessão solene, o clima de descontração tomou conta do ambiente em um cocktaildançante oferecido pelo paraninfo.

Colégio Arceburguense
Na segunda-feira, dia 19, Antônio Roberto da Costa, também prestigiou a cerimônia de entrega de certificados aos alunos do período 9º ano verde do Colégio Arceburguense, nas dependências do CSRA. Nesta ocasião, formaram-se 38 alunos.
Compôs a mesa de autoridades, a secretária municipal de educação, Rosa Bassani, a diretora do Colégio Arceburguense, professora Maria Inês, o vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa, professores e homenageados.
Acompanhado da doutora Patrícia, sua esposa, o prefeito Antônio Roberto da Costa falou da satisfação em participar da cerimônia de formatura dos alunos municipais e aproveitou a ocasião para desejar a todos que desempenhem com alegria e coragem seus caminhos.
Em seu discurso, como orador oficial, o prefeito municipal enfatizou a questão da superação pessoal, como fonte de oportunidades promissoras na vida dos formandos.
Acompanhe abaixo na íntegra, os discursos:

DISCURSO COMO PARANINFO DA ESCOLA LUCAS MAGALHÃES
Excelentíssimo Senhor Jacques Jabes Marques, Diretor da Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães, em nome do qual saúdo toda a diretoria desta instituição, professoras, serventuários e colaboradores.

Excelentíssima senhora Rosa Maria Magalhães Bassani Moraes, digníssima Secretária Municipal de Educação de Arceburgo, através da qual saúdo todas as demais autoridades que se fazem presentes.

Ilustríssimo vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa,... senhores e senhoras...

Nobres formandos,
É com muito orgulho e prazer, que recebi o convite de ser paraninfo desta turma.
A minha satisfação é maior ainda, pois nestes sete anos que estou como prefeito de Arceburgo, tive a satisfação de ser paraninfo em 2005 primeiro ano de meu mandato, quando o fui da turma do EJA da Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães e agora em meu último ano de mandato, volto a ser paraninfo de uma turma da mesma escola e com a mesma direção de outrora.
Nesta oportunidade, sendo paraninfo de jovens, em sua grande maioria, adolescentes, pensei muito como deveria comunicar com vocês, e inspirei em uma musica “Um Mundo sem Heróis” da banda de roqueiros Kiss, irreverentes e libertos como são os adolescentes, e também em um discurso de um jovem professor.
A música versa sobre os heróis, os anti-heróis e os falsos heróis da sociedade e assim é descrita:

Em um mundo sem heróis, trabalhamos apenas pelo dinheiro, quanto ele deveria ser nosso mais poderoso escravo.
Só observamos à distancia as decisões dos inteiros, a martelada final dos ignorantes.
Escapa-nos a profundidade da verdade, e a pizza dos cínicos se torna saborosa.

Em um mundo sem heróis...
Temos a certeza que tudo vai melhorar quando pessoas são presas por tráfico de drogas, de armas, de pessoas;
Jamais percebemos que só educação nos liberta, nos mostra não um mundo novo, mais o mundo óbvio, lógico, como tudo deveria ser.

Hoje os ídolos são vilões...
Desprovidos de qualquer espécie de ética ou moral.
Hoje as referências estão no burlar, no trapacear, no errado por si só.

Hoje as pessoas se espelham em almas fúteis e vazias. Hoje vemos o egocentrismo na crista da onda, no pico, no topo.
Hoje cultivamos a liberdade sem fronteira, sem escrúpulos.
Hoje nadamos em idéias para captar dinheiro, e danem-se as pessoas em torno dele. Hoje caminhamos na estrada do desperdício, e danem-se as pessoas que cruzam nosso caminho.

Sim!!! Precisamos de heróis desesperadamente, urgentemente!
Não heróis que sobrevoam as cidades atrás de criminosos. Isso seria pós-educativo, seria demasiadamente corretivo.
O mundo não precisa de você herói de plástico, com capa longa azul, branca e vermelha.
O mundo não precisa de você herói de borracha que diz ler nossas mentes.
Não precisamos de você herói de araque que mata, que rouba, que surrupia, que passa para trás o teu irmão.
O mundo definitivamente não precisa de você!!!

Precisamos de ídolos com a nossa própria cara, nossa honestidade.
Precisamos de pessoas reais que não façam apenas a sua parte.
Pessoas heroínas têm de fazer mais, muito mais do que o pré-estabelecido.
Necessitamos de homens e mulheres que não vieram para a vida apenas para passear.
Queremos gente que veio com uma missão, um tema, um objetivo, uma meta.
Pedimos heróis do cotidiano, almas que querem crescer.
Precisamos de gente que não só vive pelo prazer e pelo sexo.
Queremos seres que evoluem e fazem evoluir.
Que acontecem e fazem acontecer...

Meu caros alunos...
Meus caros heróis vocês não tem tempo a perder.
É, o tempo, não o deixe escapar pelas mãos.   
Faça o que deve ser feito, o correto, o retilíneo.
Terão tempos felizes se fizerem por merecer.
Terão paz se sobreviverem as tentações dos desvios. Se sobreviverem às distorções da bondade e da verdade. Se sobreviverem à corrosão do caráter.

Desejo de coração que não se curvem aos carinhos dos anti-heróis.
Que não achem comum a praga do mal permear tuas ações.
Desejo que não sejam quaisquer pessoas, mas que sejam as melhores pessoas que já passaram pelo planeta azul.

A todos um Feliz Natal e um próspero Feliz 2012!!!

Muito Obrigado!!!

DISCURSO COMO ORADOR OFICIAL DO COLÉGIO ARCEBURGUENSE
Excelentíssima senhora Rosa Maria Magalhães Bassani de Moraes, Secretaria Municipal, através da qual estendo minhas saudações a todos os professores da rede municipal e estadual que aqui se fazem presentes...
Digníssima senhora Maria Inês Peres, diretora escolar do Colégio Arceburguense, em nome da qual saúdo de uma forma carinhosa, a todos os funcionários escolares, incentivadores, apoiadores e promotores da educação em Arceburgo.
Senhor vice-prefeito Eliel Ferreira da Costa, demais autoridades, convidados em geral, senhores pais e homenageados,
....

Nobres formandos,
Neste momento tão significativo, seria bom refletirmos sobre nossas vidas: o que buscamos? Para que estudarmos? Por que fazemos trabalhos escolares estafantes ou avaliações, às vezes, questionáveis? Enfim, por que devemos percorrer os caminhos da aprendizagem?
O ser humano nasceu para aprimorar-se. Não bastam apenas os ensinamentos ditados pela família, queremos mais... E se queremos mais, meus caros, é porque temos uma vida interior muito rica e que precisa da água redentora da educação. Essa água é a que move as pás do moinho de seus pensamentos, sensações, certezas e esperanças.
Uma das grandes, senão a maior característica da juventude é a curiosidade intelectual que impulsiona vocês a descobrirem o mundo ao seu redor.
Gostaria de convidar vocês a não se esquecerem dos seus ideais e a não terem medo. As mudanças por que vocês estão passando são normais e também são vertiginosas. Contudo é fácil que nos conformemos ao que é mais cômodo e não nos empenhemos com a vida, não assumindo nenhum risco.

Não assumam essa postura de constante reclamação da vida, como é muito comum ver em muitos adultos, e tristemente também em muitos jovens. Ouço falar em crises desde sempre. Mas o sofrimento que o mundo impõe, e com o qual vocês vão se deparar mais plenamente agora, é simplesmente a condição e a circunstância de um amadurecimento profissional e pessoal.
A escola da vida é a escola da experiência como mencionou Samuel Smiles em sua obra “O Caráter”. A gentileza, paciência, bondade são importantes, porém, há também a necessidade de coragem, força, energia e perseverança também. Muitos que se formam saem da escola desanimam-se facilmente, falta-lhes a iniciativa, não tem esses positivos traços de caráter que dão aos homens o poder de fazer alguma coisa, o espírito de energia que acendem o entusiasmo. Se você deseja que o êxito acompanhe seus esforços, precisa ter ânimo e esperança. O sucesso não depende tanto do talento, como de energia e boa vontade.

Para ilustrar este discurso, permitam-me contar uma fábula sobre “Os Três Leões”:

Numa determinada floresta haviam três leões. Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:

- Nós, os animais sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar: existem três leões fortes. Ora, qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?

Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si: É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter três reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir? Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.
O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. O macaco se encontrou com os três felinos e contou o que eles decidiram:

- Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na montanha difícil.

- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês três deverão escalar a montanha difícil. O que atingir o pico no menor tempo será consagrado o rei dos reis.

A montanha difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a montanha para assistir a grande escalada.

O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.

O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados?

Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:

- eu sei quem deve ser o rei! Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa! A senhora sabe, mas como?

- Todos gritaram para a águia.

- É simples, confessou a sábia águia. Eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.
- O primeiro leão disse: montanha, você me venceu.

- O segundo leão disse: montanha, você me venceu.

- O terceiro leão disse: montanha, você me venceu, por enquanto, mas você montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.

- A diferença completou a águia, é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema: é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.


Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão, que foi coroado rei entre os reis.


Moral da história:
A partir de agora, cada um irá seguir o seu caminho.

Não importa o tamanho de seus problemas ou dificuldades que vocês tenham. Seus problemas, pelo menos na maioria das vezes, já atingiram seu nível máximo, mas vocês não. Vocês formandos, ainda estão crescendo. São maiores que todos os seus problemas juntos. Vocês ainda não chegaram aos limites de seu potencial e performance. A montanha das dificuldades tem tamanho fixo, limitado... Vocês não!!!

Receba um grande abraço deste prefeito municipal, orgulhoso de poder participar de mais uma formatura de nossas escolas municipais!

Um Feliz Natal e um Feliz 2012!!!!

Obrigado!!