Publicado em 23/01/2016 - regiao - Da Redação
Boas perspectivas para o último ano de mandato à frente do Executivo de Monte Belo. Até porque as dificuldades, comuns em todas as prefeituras, estão sendo superadas. Este é o posicionamento do prefeito Humberto Fernandes Maciel (PR), que aproveitou para valorizar o trabalho e união de toda equipe administrativa.
Humberto confirmou que a administração passou por dificuldades, a exemplo de outros municípios. Mesmo com ainda pagamentos pendentes, já foi possível alcançar o controle administrativo. Assim, nas próximas semanas será possível fechar e equacionar as contas do exercício de 2015. Neste contexto, valorizou o trabalho desenvolvido pelo Secretário de Finanças, Aloísio Santini. Além de normalizar a questão dos pagamentos, o profissional reconquistou a credibilidade dos fornecedores. Prova disso, que empresas passaram a liberar o combustível para abastecimento das máquinas e veículos da prefeitura.
MISSÃO CUMPRIDA - Cumprindo o último ano do segundo mandato consecutivo, o prefeito acredita que foi possível cumprir as metas estabelecidas. Relata o aprendizado diante das dificuldades com a execução dos convênios, sendo necessário a obediência de diversos trâmites. Mesmo com isso, confessa sua satisfação com a conclusão de mais algumas obras, sendo que outras serão entregues até o final do mandato. Acredita, inclusive, que entrega uma prefeitura “melhor do que recebeu”.
DIFICULDADES NA SAÚDE - Em todos os municípios, a área de saúde representa o maior volume de trabalho. Em Monte Belo, a situação não é diferente, com destaque para a necessidade de efetivo apoio ao hospital. Humberto confirmou que a carência é muito grande no setor, com constantes solicitações dos moradores com relação às receitas, medicamentos, internações, transporte e outras ações. Mesmo com uma frota nova, hoje as dificuldades são maiores. Muitos veículos estão quebrados e com dificuldades de pneus. O trabalho está tendo continuidade diante da dedicação da administração municipal, através da competência da Secretária de Saúde. Quanto ao hospital, foi necessário reduzir o valor do repasse. Porém, com o apoio da Câmara, a entidade continua sendo assistida pelo poder público.
O prefeito destacou o importante trabalho desenvolvido na área social, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. Em sua opinião, o atendimento à população foi bastante positivo em relação às crianças, jovens, gestantes e idosos.
OBRAS INAUGURADAS - Neste início de ano, a administração municipal solucionou um grande impasse envolvendo a nova rodoviária. Motivo de críticas e questionamentos, o terminal rodoviário já está em pleno funcionamento, restando pequenos acabamentos e em breve será inaugurado oficialmente. Além disso, uma UBS - Unidade Básica de Saúde, está praticamente pronta no bairro Santa Rita. Os pagamentos foram feitos pela prefeitura, que aguarda a conclusão das obras por parte da empresa responsável. A administração está adquirindo equipamentos para a instalação de Academias ao Ar Livre, além de uma Academia da Saúde que será colocada perto do antigo pátio (faltando o encaminhamento de verba do governo federal). O prefeito ainda informou a construção de uma quadra esportiva no Distrito de Santa Cruz da Aparecida, 03 salas de aula na creche Pró-Infância, além da reforma da Praça de Esportes.
O prefeito acredita que será possível promover a manutenção das estradas rurais. Até porque o trabalho ficou parado por quase um ano devido à falta de combustível, máquinas quebradas e problemas administrativos. Hoje, com a normalidade administrativa, inclusive junto aos fornecedores, a expectativa é bastante positiva.
CARNAVAL 2016 - Humberto destacou a realização do carnaval, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Será possível utilizar recursos financeiros da área da cultura, economizando recursos próprios. Portanto, neste último ano de governo, a intenção é manter o evento, mesmo que de forma mais simples, visando atender a expectativa popular.