Prefeitura apresenta projeto do EXPOMINAS Poços de Caldas

Publicado em 04/06/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas apresentou, na tarde desta sexta-feira (1), o projeto EXPOMINAS Poços de Caldas, já aprovado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG), com a presença da equipe técnica da Prefeitura e da empresa responsável pelo projeto, a Rede Cidade Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural.
Com um projeto arquitetônico arrojado, o edifício pensado especificamente para receber convenções, exposições e a mais variada gama de eventos que compõem o calendário anual do município, poderá sediar, inclusive, convenções de nível internacional. O prefeito Paulo César Silva destacou a importância da obra na geração de emprego e renda. Ele ressaltou que um investimento desta envergadura trará uma reação em cadeia, que beneficiará todo o trade turístico do município e chegará a todos os envolvidos, de hoteleiros a produtores rurais.
O secretário Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, engenheiro Misael de Mendonça, explicou aos presentes os critérios técnicos para a escolha da área onde será implantado o centro de convenções, na zona sul do município.  Já a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Raquel Campedeli, e a procuradora geral do Município, Márcia Maria Santos Mendes, apresentaram as questões ambientais e jurídicas, respectivamente, que envolvem a área selecionada.

Projeto
O projeto do EXPOMINAS Poços de Caldas foi apresentado pelos arquitetos Leonardo Paes Resende e Rafael Caldeira Ferreira, da Rede Cidade Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural. Numa área de aproximadamente 100 mil m2, com área construída de 15 mil m2, o centro de convenções conta com projeto arquitetônico que contempla amplo estacionamento, recinto coberto para exposições e salas multiuso, quatro salas de convenções que podem ser utilizadas simultaneamente, com capacidade total de 870 lugares e um moderno teatro com 1.485 lugares para espetáculos, cinema e apresentações musicais.
O projeto prevê, ainda, restaurante com 274 lugares, diversas salas de imprensa e de reuniões, além de salas de administração e instalações sanitárias para os diversos setores do prédio. O moderno edifício vem atender à demanda do empresariado local e ao turismo de negócios, em plena expansão no município nos últimos anos, bem como aos anseios da crescente população estudantil.
Com investimentos previstos de R$ 30 milhões, o EXPOMINAS Poços de Caldas está localizado na zona sul do município, próximo à Rodovia do Contorno e à Avenida Alcoa, com fácil acesso à população local e aos visitantes e vai agregar valor à estrutura turística da cidade, colocando Poços de Caldas no roteiro de inúmeras exposições, feiras e eventos do país.