Prefeitura de Alfenas resolve negociar com servidores municipais

Publicado em 09/04/2014 - regiao - Da Redação

Na manhã de terça-feira (8), a Prefeitura de Alfenas avançou um pouco mais nas negociações com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas. Mas as creches, escolas, além de outros serviços essenciais estão paralisados no município.

Em NOTA “sobre esta decisão a Prefeitura de Alfenas esclarece que, muito embora respeite o direito do trabalhador, lamenta a decisão pela greve. A paralisação gera prejuízo para toda a população e não é justificada, já que a Prefeitura está em negociação com o Sindicato há vários meses e acenou em dar o aumento de 10% proposta que, não foi aceita pelo Sindicato. Um aumento que beneficia TODOS os funcionários da Prefeitura.

Todas as negociações até agora se deram de forma transparente. A proposta da Prefeitura era de dar 10% de reajuste, mas, o Governo avançou e fez as seguintes contrapropostas, encaminhadas à direção do sindicato na tarde de  terça-feira (8):

• Aumento de 10% do salário de todos os servidores públicos municipais, a partir de 1° de maio de 2014.

• Após a conclusão financeira e orçamentária do 2° quadrimestre, a prefeitura apresentará a forma de pagamento de mais 6% de aumento do salário dos servidores, a ser concedido de maneira parcelada.

• Até a conclusão do 3° quadrimestre, a prefeitura, juntamente com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alfenas, estudará a viabilidade de implantação do vale alimentação aos servidores.

• Após a finalização da greve por parte dos servidores, a prefeitura, o Sindicato e a Comissão de Servidores retomarão as discussões dos demais itens da Pauta de reunião.

A administração municipal lembra que, em 2013, a Prefeitura Municipal concedeu um aumento de 17% aos servidores públicos municipais em 2013. E, com o aumento de 10%, a ser concedido a partir de 1º de maio a todos os servidores públicos municipais, este valor chegaria a 27% de reajuste em 16 meses.

Desde janeiro de 2014 a prefeitura está pagando as férias prêmio, que estavam em atraso, (antiga reivindicação da categoria) totalizando um valor de 2,4 milhões de reais.” Informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Alfenas.

Na quarta-feira (09/04) pela manhã os servidores e manifestantes irão se reunir na Praça Getúlio Vargas em assembleia para decidir se aceitam ou não a proposta do executivo.

Com a intervenção e experiência política do advogado Joselito de Souza, a pedido do Presidente do Sindicato Wagner Soares, as negociações avançaram e se chegou a um ponto de avanço para os trabalhadores sem mais prejuízos para a população.

Segundo o advogado Joselito é importante deixar as divergências políticas de lado, proselitismoos politicos partidários, tanto da oposição (PT), quanto governistas (PDT) e pensarem todos em um bem comum da população que sofre por não ter os serviços básicos funcionando, como o mínimo que é escolas e creches e serviços essenciais.

Vale a pena ressaltar que o sindicato dos servidores públicos nunca teve uma voz tão ativa e volumosa quanto na gestão de Wagner Soares.

Fonte:  Da Redação / Minas Acontece