Presídio de Andradas inaugura novas instalações

Publicado em 26/12/2011 - regiao - SEGOV - Agência Minas

O Presídio de Andradas, no Sul de Minas, inaugurou uma nova instalação, com oficina e um alojamento, que irão beneficiar todos os detentos da unidade prisional. Com a entrega da obra, já a partir dessa semana, quinze presos começam a trabalhar na oficina fabricando equipamentos de segurança e proteção individual, e receberão ¾ do salário mínimo e remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um a menos na sentença.
No local foram instaladas 11 máquinas de costura. Dessas, cinco foram cedidas pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Superintendência de Atendimento de ao Preso, e o restante doado pela empresa parceira da unidade, responsável pelo pagamento do trabalho dos detentos. Além da oficina, os presos albergados ganharam um novo alojamento. A acomodação possui 48 metros quadrados e conta com dez beliches.
A construção do anexo teve início em novembro de 2010 e foi concluída no prazo de um ano. Os recursos foram repassados pelo Ministério Público, Prefeitura Municipal e empresários da região. No total, foram gastos cerca de R$ 40 mil reais. Alguns materiais como louças sanitárias e tijolos foram doados pelos funcionários do Presídio.
“A conclusão dessa estrutura física representa mais um passo em direção à humanização do Sistema Prisional, pois estamos oferecendo mais conforto ao preso e contribuindo para sua formação profissional”, destacou o diretor geral da unidade, Joel Cardoso de Souza.

Trabalho
O presídio de Andradas tem hoje 37 presos trabalhando em atividades como jardinagem, cultivo de hortaliças, construção civil, serviços gerais, reciclagem e lavanderia. Na unidade há, também, uma escola onde 78 presos estudam.