Publicado em 23/01/2018 - regiao - Da Redação
O Procon de Poços de Caldas disponibilizou uma série de dicas práticas para evitar que o consumidor caia em golpes na internet. O órgão de defesa alerta para o aumento no número de fraudes relacionadas a sites de vendas, empréstimos e investimentos no município.
“O número de casos de consumidores que foram vítimas de golpes pela internet tem aumentado consideravelmente em Poços de Caldas”, informa a assessora jurídica do Procon, Fernanda Soares.
Ela explica que as reclamações são recorrentes e incluem compra de produtos em sites por valores abaixo do praticado no mercado; empréstimos rápidos, sem comprovação de renda, mas com exigência de depósito prévio para liberação de valores; e investimentos com grande margem de lucro mensal, muito superior ao praticado pelas instituições financeiras.
Por isso, antes de adquirir qualquer produto, realizar a contratação de empréstimos ou investir seu dinheiro, o consumidor deve seguir uma série de recomendações:
- Verifique se a empresa tem reclamações registradas em sites de apoio ao consumidor como o Reclame Aqui.
- Verifique se a empresa tem CNPJ ativo junto à receita federal.
- Verifique se o endereço e telefones disponibilizados pela empresa são reais.
- Verifique se o site tem certificado de autenticidade.
- Para contratação de empréstimo ou investimento, verifique se a empresa tem autorização para operar, junto ao Banco Central, através do telefone 0800-979-2345 ou do site www.bcb.gov.br.
- A maioria das empresas que pratica golpes pela internet aceita somente boletos ou depósito como forma de pagamento. Opte por realizar a compra de produtos com cartão de crédito. Assim fica mais fácil requerer o bloqueio dos pagamentos.
- Nunca deposite valores em contas de pessoas físicas ou jurídicas com a promessa de pagamento de impostos, seguros ou taxas para liberação de empréstimo. Nenhuma empresa idônea solicita esse tipo de antecipação.
- Desconfie sempre de ofertas vantajosas, empréstimos e investimentos fáceis, fora da realidade do mercado.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Procon pelo telefone 3697-2065 ou e-mail procon.pocosdecaldas@gmail.com. O atendimento também pode ser realizado de forma presencial (rua Pernambuco, 562) ou através do Procon Online, no site da Prefeitura/ Secretarias/Procon (neste link: https://goo.gl/jctbiM).