Publicado em 11/01/2018 - regiao - Da Redação
O Procon
de Poços de Caldas disponibiliza aos consumidores o serviço Procon Online. Pela
plataforma, que pode ser acessada no Portal da Prefeitura na internet (www.pocosdecaldas.mg.gov.br), é
possível realizar atendimentos preliminares, reclamações sobre empresas e
serviços e esclarecimento de dúvidas, evitando filas e economizando o tempo dos
cidadãos que necessitam do atendimento.
Para
acessar, basta clicar no banner do Procon, na parte inferior no site da
Prefeitura ou ainda na aba Secretarias/Procon. O usuário será redirecionado
para o Portal da Transparência, com a opção “Procon Online”. É necessário
realizar o cadastro e, em seguida, encaminhar a reclamação ou dúvida. Em até
dois dias úteis, a equipe do Procon retornará ao consumidor, com o número de
registro do procedimento no sistema.
Em
seguida, a empresa reclamada é notificada sobre a demanda e, no prazo de dez
dias úteis a partir do recebimento da notificação, deve responder ao
consumidor, com a intermediação do Procon.
“O
atendimento é idêntico ao presencial. Nossa equipe está preparada para oferecer
um serviço online de qualidade e o consumidor terá sua queixa atendida da mesma
maneira, sem ter que se deslocar até o Procon”, destaca a assessora jurídica do
órgão de defesa do consumidor, Fernanda Soares. Ela informa que o único serviço
que é feito exclusivamente de forma presencial é a abertura de processo
administrativo.
O serviço está disponível desde julho do ano passado, mas a demanda ainda é baixa se comparada ao número de atendimentos presenciais realizados pelo Procon diariamente. “Por isso, é importante que o consumidor tenha conhecimento do serviço e utilize sempre que necessário, evitando filas e poupando tempo de deslocamento e estacionamento na região central, por exemplo”, destaca a assessora. Além disso, o serviço online traz maior transparência e agilidade no atendimento.