Publicado em 18/07/2014 - regiao - Da Redação
A coordenadora pedagógica de Projetos Culturais, Cinara Soares Caetano Vanoni, foi premiada com o 1º lugar em nível nacional no VI Fórum Mestres e Conselheiros – Agentes Multiplicadores do Patrimônio - “Desafios da Educação Patrimonial”, com o projeto pedagógico de Educação Patrimonial denominado “Memorarte: Descobrindo e Valorizando as Memórias Históricas, Artísticas e Culturais”, que foi desenvolvido na escola municipal Campos do Amaral, em São Sebastião do Paraíso, no ano de 2011.
O projeto surgiu com a curiosidade a respeito de um monumento localizado na quadra da escola e na época tido como “sem significado, pois não possuía nenhuma identificação”. Após pesquisas foi descoberto que o mesmo se tratava da Pedra Fundamental da Escola (colocada em 1911) e também, local que abrigava vários objetos dos primeiros anos até o cinquentenário da mesma contidos numa caixa de metal dentro deste Monumento.
Foi mobilizada toda escola, antigos professores, diretores, alunos, pais, familiares e comunidade para descobertas, valorização e resgate das memórias a respeito dos patrimônios materiais e imateriais, transformando-os na vivência da Educação Patrimonial. Após o diagnóstico inicial,
verificou-se a necessidade de uma trabalho abrangente a respeito deste Monumento e também da edificação da escola (patrimônio tombado), município e região numa perspectiva interdisciplinar, das histórias, memórias, costumes, tradições, entre outros.
Várias ações fizeram parte do projeto após pesquisas, relatos e depoimentos envolvendo patrimônios imateriais como: a puxa que era vendida e apreciada na escola pelo “ Zé porteiro”, o pão de queijo, a festa do Ipê (tradicional e na época em extinção), o resgate das brincadeiras de rodas e brinquedos construídos por pais juntamente com os alunos, Clube da Leitura, visitas guiadas a outros patrimônios que fizeram parte do desenvolvimento da escola e cidade como Morro do Baú e Jacuí, palestras, plantação de aproximadamente mil ipês — símbolo da cidade, e revitalização de alguns na escola e praças públicas, abertura do Monumento com grande festividade.
Devido a sua repercussão e mudança de atitudes a respeito da valorização das memórias, histórias e bens patrimoniais materiais e imateriais da escola, cidade e região, o Projeto conquistou o Prêmio Professor Aprendiz 2011 e emissoras de destaque regional como EPTV Sul de Minas estiveram em vários momentos do Projeto. A professora Cinara Caetano atualmente está desenvolvendo trabalhos educacionais e culturais no Departamento de Cultura, sendo ainda integrante da equipe técnica do setor de Patrimônio Cultural do município.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG