Programa Municipal DST/AIDS leva atendimentos para a Rua Assis em Poços

Publicado em 05/12/2018 - regiao - Da Redação

Programa Municipal DST/AIDS leva atendimentos para a Rua Assis em Poços

Informação, prevenção e possibilidade de diagnóstico para início de tratamento: estes foram os objetivos da ação realizada pelo Programa Municipal DST/AIDS, no sábado, 1, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Com a tenda do serviço na esquina das Ruas Assis com Prefeito Chagas, os atendimentos foram oferecidos das 8h às 12h. A aposentada Ana Maria dos Reis Garcia, 64, fez os testes rápidos pela primeira vez. “Vi pela televisão que ia ter e vim. É muito bom a gente estar sempre bem informado e aqui o atendimento é mais rápido também”. O auxiliar administrativo João Batista, 52, também foi um estreante nos testes de triagem. “Acho importante e todo mundo deve fazer”.

Os testes rápidos foram feitos para HIV, hepatites B e C e sífilis. 83 pacientes passaram pelo procedimento. Foram registrados três resultados positivos para sífilis e um para hepatite C. “A partir deste momento, as pessoas são encaminhadas para o Programa, para continuidade dos procedimentos que incluem confirmação de diagnóstico e início de tratamento. Estas ações são sempre muito necessárias porque chegamos até um público que provavelmente não iria até o Programa ou até uma outra unidade de saúde, em busca deste atendimento”, afirmou a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS, Dirce Tomoko Hara Soares.

“Trata-se de um trabalho essencial e importante para a prevenção, já que sabemos que estes atendimentos normalmente não têm o volume de demanda espontânea, como registramos em outros serviços. Por isso, fiz questão de vir pessoalmente dar um abraço na equipe responsável por esta mobilização do Dia Mundial de Luta contra a AIDS”, declarou Flávio Togni de Lima e Silva, secretário de Saúde.

A mobilização de sábado também teve a participação de alunos do curso técnico de Enfermagem da Escola Profissional Dom Bosco. “Muito gratificante poder ajudar a conscientizar as pessoas porque o preconceito ainda existe em todo lugar”, disse a estudante Makyciele Maísa Moreira Lima.

Como parte do Dezembro Vermelho, o Programa Municipal DST/AIDS tem uma programação com atendimentos em diferentes pontos da cidade. Confira:

Programação Dezembro Vermelho

7/12 –  UPA – 13h às 17h

10/12 – Hospital Margarita Morales – 13h às 17h

14/12 – Hospital da Zona Leste – 8h às 12h

19/12 -  UBS Country Club – 8h às 12h

 

 ASCOM