Programação do FICA começa a movimentar o sul de Minas Gerais

Publicado em 02/09/2015 - regiao - Da Redação

Programação do FICA começa a movimentar o sul de Minas Gerais

As comunidades de Gonçalves e do bairro Barreira, de Delfim Moreira, puderam aproveitar as atividades do Festival Integrado de Cultura e Arte [FICA] do final de semana dos dias 29 e 30 de agosto. A Mostra Literária de Gonçalves reuniu a região para nove diferentes atividades. Na Barreira, as pessoas puderam prestigiar o espetáculo Encantoré, que se apresenta mais três vezes durante o festival.

A programação em Gonçalves começou às 10h do sábado (29), na Praça Central, com um Cortejo Infantil que reuniu crianças e a comunidade para brincadeiras. Os participantes foram conduzidos pelos músicos da Lira Nossa Senhora das Dores ao Clube Municipal, local de realização da Mostra Literária, que contou com teatro, oficinas, encontro com autores e apresentação da Sanzala Blues Band.

No sábado o clube ainda recebeu o espetáculo Abomalé e Oficina de Contação de Histórias, com o Grupo Fiandeiras da Palavra, Oficina de Personagem, com Marcos Inou, e o bate papo com os autores Petê Rissali e Ilan Brenman, um dos mais importantes autores da literatura infantil brasileira.

Na ocasião, Brenman falou sobre a importância da realização de festivais de arte para as comunidades. “Acho maravilho a realização de mostras literárias em festivais, a arte é fundamental na vida de uma comunidade e quanto mais segmentos da arte forem abordados é melhor para as pessoas que convivem com esses eventos”, comenta.

Participando pela primeira vez do festival o escritor também comentou sobre sua relação com Gonçalves e sobre as atividades desenvolvidas pela FICA. “Tenho uma relação muito afetiva com Gonçalves, já vim aqui algumas vezes e fazer esse tipo de evento em cidades menores é muito importante, porque às vezes elas são abandonadas e ampliar a visão de mundo dessas pessoas é importante, a arte também tem essa missão de ampliar o olhar das crianças e adultos para o mundo, então o trabalho realizado pelo FICA é muito importante”, disse.

No domingo (30) a população de Gonçalves e região lotou o Clube Municipal para assistir à peça A Cigarra, a Formiga e a tal Joaninha, apresentado pelo Grupo Já de Teatro e a premiação do Concurso Narrativas do Fim. Em Delfim Moreira o espetáculo Encantoré utilizou bonecos e personagens para criar um ambiente lúdico e interativo que uniu teatro, brincadeiras e histórias, tudo acompanhado por músicas. O teatro musical infantil tem duração de 60 minutos e a classificação é livre.

O caderno de programação, com todas as atividades, pode ser conferido no link: http://goo.gl/40o1IY.

FONTE: ASCOM / Festival Integrado de Cultura e Arte