Projeto “Diabetes: Doce Perigo” continua em Nova Resende

Publicado em 23/11/2015 - regiao - Da Redação

Projeto “Diabetes: Doce Perigo” continua em Nova Resende

Atividades destacaram o Dia Mundial do Diabetes comemorado em 14 de novembro

Após o sucesso obtido no ano passado com as atividades do Dia Mundial do Diabetes, o município de Nova Resende comemorou mais uma vez a data. Agora as ações foram realizadas em praça pública com o objetivo de democratizar ainda mais as informações relacionadas à doença. As ações aconteceram no sábado (14), na Praça Santa Rita, no centro da cidade. 

A iniciativa partiu da nutricionista responsável pela alimentação escolar do município, Wanessa Melo, que também é idealizadora do projeto “Diabetes: Doce Perigo”. “No ano passado conseguimos mobilizar muitas pessoas da comunidade escolar com atividades na quadra poliesportiva da cidade. Mas agora queríamos ampliar o público da mobilização e, por isso, optamos por fazê-la em praça pública”, destaca Melo. 

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. A data foi instituída pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 1991. A partir de então passaram a ser realizadas atividades em escala planetária que visam conscientizar a população sobre os riscos do diabetes. 

“As atividades do projeto Diabetes: Doce Perigo entram no calendário da campanha mundial. É a nossa maneira de contribuir de alguma forma com um evento tão importante e que acontece globalmente”, reforça a nutricionista. “No ano passado já pensávamos em levar o projeto para um local de grande movimentação como a praça, mas a ideia tornou-se inviável em função do mau tempo e, felizmente, esse ano foi possível”, destaca Melo. 

Desde 2014 que o projeto “Diabetes: Doce Perigo” passou a ser desenvolvido de modo mais dinâmico e participativo. Afinal não são apenas os estudantes da rede pública municipal que ficam bem informados sobre os riscos da doença, pois amigos, familiares, enfim, toda a comunidade recebe informações relacionadas ao assunto. “Além das crianças, passamos a ter uma grande adesão dos adultos em geral”, conta a nutricionista. 

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de aprender o que de fato é o diabetes e também conhecer os tipos de diabetes existentes, além dos sintomas, complicações e tratamentos da doença. Os alunos das diversas escolas do município de Nova Resende foram prestigiar o projeto. “Ficamos imensamente satisfeitos com a participação e o interesse de todos. E tivemos a grata surpresa de contar também com o interesse da terceira idade”, explica Melo. Entre as diversas atividades desenvolvidas foram oferecidos testes de glicemia gratuitos para a população. “Nosso objetivo era mostrar como é simples fazer uma investigação básica da doença. E no momento dessa atividade conseguimos identificar uma criança com diabetes, que até então não sabia que tinha a doença”, finaliza.

Wanessa Melo - NUTRICIONISTA