Publicado em 20/11/2018 - regiao - Da Redação
O salão social do Clube Paraisense serviu de local na
quarta-feira, 14, para o encerramento do projeto Cidadania — uma ação promovida
pelo Sicoob Nosso Crédito e realizada pela Escola Municipal Campos do Amaral.
O projeto tem como objetivo levar conhecimento e educação financeira para milhares de crianças em período escolar.
A abertura do evento contou com apresentação de uma peça teatral baseada na obra “O Quebra-Nozes”, encenada pelos alunos do 3º ano. Leonardo Lima Diogo, presidente da cooperativa de crédito, enfatizou que, durante o segundo semestre de 2018, as escolas desenvolveram temas como cooperativismo, empreendedorismo, a origem do dinheiro, cidadania e muitos outros temas com o objetivo de proporcionar educação financeira para jovens alunos. “Nosso propósito é o trabalho com vocês, que são a promessa de um futuro melhor. Agradeço todas as pessoas que nos apoiaram, os professores que nos acolheram e faço isto na pessoa da Elainy Lisboa, diretora da escola. A quantidade de pessoas que este projeto já alcançou é fantástica. Sinto que, desta forma, temos a oportunidade de levar uma vida melhor a todos”, falou.
O prefeito Walker Américo Oliveira ressaltou a parceria do Sicoob Nossocrédito em ações para a educação do município. “Agradeço o carinho e comprometimento que todos aqui têm com a educação. Praticar a cidadania é importante para um mundo melhor. Temos que começar dentro de casa, através do respeito com os pais, e na escola respeito com professores e colegas. A cidadania começa dentro de nossos lares, não podemos permitir a inversão de valores. Vamos pensar no respeito e ajudar as pessoas ao nosso redor. Parabéns para todos que fazem parte deste projeto. Estou muito feliz e orgulho da nossa rede municipal de educação”, destacou.
A diretora Elainy Lisboa disse que a escola está em festa. “É uma honra receber todos aqui para o encerramento do projeto Cidadania e a realização da 3ª feira do livro. Tenho certeza que estamos contribuindo para a formação de cidadãos que farão deste mundo um lugar melhor para se viver”, ressaltou.
Durante o evento foi entregue ao presidente do Asilo São Vicente de Paulo uma doação de 100 litros de leite que foi arrecadado pelos alunos da escola. Paulo Vitor Santos, presidente da instituição, agradeceu a todos pela organização pela ideia de ajudar. “Estamos disponível para visitas, essas crianças são o futuro de nossa nação. Leiam e estudem”, enfatizou.
Feira do Livro — O evento é fruto de um trabalho de
incentivo à leitura desenvolvido por todos os alunos da escola, tem o
envolvimento da comunidade e participação de empresas parceiras. Para aquisição
de livros — além de doações, foi criada
uma moeda própria, o “Amaral” que também é utilizado nas aulas como
instrumento das atividades de educação financeira. A feira é parte integrante
do projeto realizado na escola durante as aulas de Literatura e tem como
parceiros o Sicoob Nosso Crédito, Escola Estadual coronel José Cândido, Colégio
Objetivo, Colégio Paula Frassinetti, Conselho Escolar, Secretaria Municipal de
Educação, Superintendência Regional de Ensino, Asilo São Vicente de Paulo e
Demétrio da Silva — doador de livros.
ASCOM / texto: Susana Souza / fotos: Denis Menezes