Publicado em 17/04/2012 - regiao - SEGOV - Agência Minas
Alunos de Boa Esperança já arrecadaram mais de duas toneladas de alimentos e entregaram a famílias carentes
Teatro
O ato em si já seria uma atitude louvável, mas alunos e professores resolveram exercer a cidadania sob vários aspectos. Ainda dentro do projeto Saúde em Foco, os estudantes do ensino médio ensaiaram peças da mitologia grega e apresentaram em entidades filantrópicas da cidade (creches, asilos e espaço para tratamento de dependentes químicos). O objetivo era levar alegria às pessoas que passam por algum tipo de dificuldade.
Em cada uma das encenações, os estudantes procuraram deixar nos locais em que visitaram um ensinamento. Com a peça ‘Caixa de Pandora’, os estudantes quiseram levar a lição da esperança; na peça ‘Penúria: você tem fome de que?’, foi destacado o nascimento do amor; e na encenação do ‘Mito da Caverna-Alegoria de Platão’, o foco estava na importância do conhecimento.
“Eles nos recepcionaram com muita educação e respeito e ficaram felizes, porque sabem que do lado de fora tem pessoas que se preocupam com eles e querem proporcionar a eles momentos de alegria. Foi uma experiência muito boa”, lembra a estudante Fernanda Ciribelle da Silva. As visitas ocorreram no final de março.
A professora Elenice de Lara Monteiro Miranda é uma das coordenadoras do projeto. De acordo com a educadora, as várias ações do projeto Saúde em Foco, mostram aos estudantes que muitas das melhorias desejadas para a sociedade podem ser feitas por eles mesmos. “O objetivo do projeto é conscientizar os adolescentes sobre como a esperança e a solidariedade podem vencer a injustiça social”, ressalta.
A ideia é que as ações do projeto também sejam realizadas de forma interdisciplinar com os conteúdos de Biologia, Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa e Ciências para o ensino fundamental. Assim, as ações do ‘Saúde em Foco’ continuam durante o ano de 2012.