Rádio Clube de Guaxupé completa 69 anos no ar

Publicado em 27/11/2016 - regiao - Da Redação

Rádio Clube de Guaxupé completa 69 anos no ar

No dia 13 de novembro, uma das mais queridas emissoras de rádio da cidade de Guaxupé e região completou 69 anos de atividade. A Rádio Clube AM faz parte da história regional de comunicação, sendo que o radialista Nabih Zaiat é o símbolo da emissora. Há mais de 60 anos, ele apresenta o programa “Rádiolar” nas tardes guaxupeanas.

Até o fim do ano, a emissora deve migrar da frequência AM para FM. O termo aditivo foi assinado pelo presidente Michel Temer durante solenidade no Palácio do Planalto. Com ele, o governo federal autoriza 240 emissoras de rádio AM a migrarem para o FM. No Sul de Minas, apenas a Rádio clube AM de Guaxupé está no primeiro lote para transição da frequência. Nabib Zaiat observa a migração da emissora da frequência AM para FM com uma grande alegria. Até porque considera a evolução na qualidade do som e outras condições que a FM oferece.

Com a assinatura do termo aditivo, a migração depende apenas da direção da Rádio Clube. O diretor Rafael Zaiat confirmou esta situação, acrescentando um estudo técnico deverá ser protocolado no Ministério das Comunicações. A partir de um número de protocolo, será enviado à ANATEL pedido de uso da rádio frequência estipulada para a emissora. Com isso, a emissora poderá iniciar seus trabalhos em caráter experimental. A expectativa é colocar a Rádio Clube FM no ar até meados do mês de dezembro.

 O processo de migração começou em 2013 com a assinatura de decreto pela ex-Presidente Dilma. De acordo com o governo federal, 1.386 (77%) das 1.781 emissoras AM existentes no país já aderiram à migração.

(Fonte: TV Sul)