Receita Federal em Guaxupé informa novos procedimentos de Atendimento da Unidade

Publicado em 23/07/2019 - regiao - Da Redação

Receita Federal em Guaxupé informa novos procedimentos de Atendimento da Unidade

A Receita Federal em Guaxupé informa que será adotada uma nova sistemática de atendimento com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera. A partir de 01 de agosto de 2019, o atendimento da unidade será realizado apenas mediante agendamento prévio. O agendamento de serviços deve ser realizado na página da Receita Federal:  www.receita.economia.gov.br na opção Agendamento (primeira do menu à esquerda). 

Serão atendidos sem agendamento apenas serviços relacionados a CPF (conclusão de atendimento das entidades conveniadas/ consulta e cancelamento), recepção de procuração eletrônica e protocolo de processos (exceto de serviços conclusivos no atendimento como os relativos à ITR e DBE que devem ser agendados). 

A Receita Federal disponibiliza outros canais de atendimento ao contribuinte:   

•        Receitafone: 146 - serviço disponível 24 horas. Permite consultar informações sobre restituição do Imposto de Renda e CPF. 
•        Fale conosco: presta informações gerais de serviços e legislação. 
•        E-Cac: Pode ser acessado com código de acesso ou Certificado Digital, disponibiliza diversos serviços, incluindo consulta à situação fiscal do contribuinte. 
•        Chat: Acessado por meio do E-cac, permite atendimento sobre regularização de débitos de IRPF e conversão de processos de PerdComp de eletrônico para digital. 
•        Dossiê Digital de Atendimento: Acessado por meio do E-CAC, na opção Legislação e Processos – Processos Digitais – Abrir Dossiê de Atendimento. Esse serviço é obrigatório para Pessoas Jurídicas de Lucro Real, Presumido ou Arbitrado para protocolos de Retificação de GPS, Retificação de DARF e Requerimento de CND. Mas está disponível para todos os contribuintes que possuam Certificado Digital. 
•        Do que você precisa? Diversos serviços estão disponíveis na página da internet, www.receita.economia.gov.br clique em “Do que você precisa?” e verifique se o serviço a ser solicitado pode ser realizado on-line. Serviços como Parcelamento de débitos são realizados exclusivamente pela Internet. 
• Regularize: Para informações e atendimentos relativos à Dívida Ativa da União, acesse https://www.regularize.pgfn.gov.br. O Regularize é o ambiente virtual de atendimento da PGFN, onde é possível consultar a dívida, realizar parcelamento, emitir guias e protocolar pedidos diversos relativos à Dívida Ativa da União. O acesso é realizado por login e senha ou por Certificado Digital. 
•        Dúvidas relacionadas a funcionamento dos sistemas podem ser sanadas no Fale Conosco do respectivo sistema que esteja sendo utilizado. Exemplos: Fale com o Simples; Central de Atendimento do E-social 08007300888; Redesim – Serviços; Sped – Perguntas Frequentes. 

Além disso, em Guaxupé, o contribuinte pode contar com o apoio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF. O NAF presta orientações sobre a declaração de Imposto de Renda, faz consultas à situação cadastral e fiscal de pessoas físicas, inscrição e emissão de 2ª via do CPF, emissão de Certidão Negativa de Débitos para pessoas físicas e jurídicas, registro de Microempreendedor Individual e orientações, parcelamentos, pedidos de restituição e declaração de ITR (Imposto Territorial Rural). O NAF funciona na UNIFEG, Av. Dona Floriana, 463 – Centro. O horário de atendimento é segundas, quartas e sextas das 16h30 às 18h30. 


Assessoria de Comunicação Institucional 
Delegacia da Receita Federal do Brasil em Poços de Caldas 
Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 6ª Região Fiscal