Publicado em 25/08/2018 - regiao - Da Redação
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, dos setores de ESF – Estratégia de Saúde da Família, do Nasf – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e do Serviço de Saúde Bucal, se reuniram com profissionais do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, do Conselho Tutelar e da Superintendência Regional de Ensino, para traçar as estratégias da continuidade do PSE – Programa Saúde na Escola, na Rede Estadual. O encontro foi na manhã da quinta, 23, na sede da Superintendência de Ensino.
Pela repactuação firmada, as ações do PSE, já realizadas na Rede Municipal, estão abrangendo também cinco escolas estaduais das áreas: Jardim São Paulo, Vila Nova, Regional Leste, Regional Sul e São José. O trabalho é amplo e inclui medidas diversas, tais como: combate as arboviroses; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável; direito sexual, reprodutivo e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; prevenção do uso de drogas; promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos; incentivo de práticas corporais, de atividade física e lazer nas escolas; prevenção das violências e dos acidentes; promoção e avaliação de saúde bucal; verificação da situação vacinal, além de cuidados com a saúde auditiva e ocular. “O objetivo é fortalecer a Rede no território de atuação. Esta primeira etapa visa sensibilizar os educadores para na sequência, trabalhar com os alunos”, afirmou Elaine Cristina de Souza, apoiadora da Atenção Básica.
Na sequência, a reunião também será realizada com os representantes das unidades da Rede Municipal, que inclui 14 escolas e 23 centros de educação infantil, atendidos pelo PSE.