Publicado em 27/09/2018 - regiao - Da Redação
A Saúde Bucal em Poços oferece procedimentos preventivos, curativos e de urgência. São 12 equipes da Estratégia de Saúde da Família, com profissionais da saúde bucal. Além destas equipes, a Rede Municipal de Saúde conta com mais 19 dentistas, 8 técnicos e 3 auxiliares em Saúde Bucal da Atenção Básica, que atendem em 24 consultórios distribuídos em todas as áreas da cidade, inclusive na zona rural. Já procedimentos de média e alta complexidade são realizados pelo CEO, Centro de Especialidades Odontológicas e pelo Hospital Santa Casa, respectivamente. Havendo necessidade por atendimento odontológico, o primeiro passo é procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa para orientação e encaminhamento.
A novidade é que a partir deste mês, a Saúde Bucal passou a oferecer também o plantão de urgência ligado à rede de urgência e emergência do município. Por meio de convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Fungotac – Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança, três cirurgiões dentistas fazem plantões à distância e podem ser acionados, pelas equipes de saúde dos pronto-atendimentos da UPA e do Hospital Margarita Morales. “É um serviço para atender casos urgentes que envolvam dores severas, infecções, traumas ou fraturas, por exemplo. São os profissionais destas unidades de urgência e emergência que fazem a triagem e decidem pela necessidade de acionamento do dentista. É importante salientar que não é um atendimento para tratamento, mas para urgências que possam ocorrer no período em que as unidades estão fechadas”, informou a coordenadora da Saúde Bucal, Dra. Cristiane Costa Silva.
O plantão de urgência funciona de segunda a sexta, das 22h às 7h e 24 horas, em sábados, domingos e feriados. Casos que envolvam risco de morte continuam sendo atendidos no Hospital Santa Casa. “É mais uma ampliação que nós fazemos, incrementando o nosso atendimento de urgência e emergência. Mesmo com as grandes dificuldades geradas pelo não repasse de verbas devidas pelo Governo de Minas, o município tem arcado com esta conta e o resultado se reverte em um atendimento mais completo à população, o foco do nosso trabalho nesta gestão”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
ASCOM