Publicado em 30/09/2017 - regiao - Da Redação
Em Poços, o serviço de Saúde Auditiva da Secretaria Municipal de Saúde, acompanha 2.552 pacientes e recebe todos os meses, 19 novos casos, vindos de Poços, Andradas, Caldas, Ibitiura de Minas e Santa Rita de Caldas. Para ser atendido no serviço, é necessário ter encaminhamento de um otorrinolaringologista, que pode ser das redes pública ou particular.
"O importante é que este paciente já tenha feito ou faça exames de audiometria tonal e vocal, imitânciometria ou no caso dos recém-nascidos, o teste da orelhinha. As crianças têm prioridade, pessoas que ainda trabalhem também, mas no momento estamos conseguindo atender a demanda sem fila de espera", explica a fonoaudióloga Lívia Viana Andrade, responsável pelo serviço.
Os pacientes atendidos na Policlínica em Poços são encaminhados a Pouso Alegre, onde fica a clínica conveniada que fornece os aparelhos auditivos. O transporte é feito pela Secretaria de Saúde, por meio do TFD - Tratamento Fora de Domicílio. O serviço é municipal mas o convênio com a clínica de Pouso Alegre é pago pelo Governo de Minas. Depois deste primeiro atendimento, os pacientes voltam geralmente, uma vez por ano a Pouso Alegre, para acompanhamento. No caso das crianças, o acompanhamento é a cada quatro meses, em média. Os retornos incluem assistência técnica do aparelho e reconfiguração de acordo com a nova audiometria.
O serviço em Poços também presta acompanhamento para pequenas manutenções, fornece novos moldes auriculares e apoia a adaptação do paciente ao aparelho. "O cérebro estava privado dos sons e agora está se reacostumando a ouvir. É um processo de reabilitação auditiva que varia de pessoa para pessoa", afirma Lívia.
A fonoaudióloga orienta que qualquer sinal de que algo não vai bem com a audição, deve ser investigado. "Zumbido nos ouvidos, dificuldades para acompanhar uma conversa ou um programa de TV, todos estes são indicadores que não podem ser ignorados", diz Lívia.
O atendimento de Saúde Auditiva é na sala 25 da Policlínica Central, de segunda a quinta, das 10h às 16h e na sexta, das 8h às 12h.
A pessoa com dificuldades de audição deve ir até a unidade básica de saúde mais próxima de casa, para que o médico generalista faça o encaminhamento a um otorrinolaringologista.