Publicado em 31/07/2018 - regiao - Da Redação
Educação e Construção da Cidadania foi tema do evento neste ano
Nesta segunda-feira, 30 de julho,
a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou
com sucesso no Teatro Municipal mais um Simpósio de Educação. Dedicado aos
profissionais de Educação do município, tanto de escolas municipais, quanto
estaduais e particulares, o evento contou com aproximadamente 500 pessoas, que
foram divididas em 03 turmas (manhã, tarde e noite).
Na o período da manhã, houve a abertura e duas palestras com os seguintes temas “Perspectivas atuais em Educação: Ética e cidadania” apresentado pela Doutora Zita Lago e a palestra “Educação Matemática e Cidadania” com o Prof. Carlos Henrique Wiens, ambos da Editora Positivo.
O público, composto de mais de duzentos e cinquenta professores, equipes diretivas das escolas municipais e convidados das redes estaduais, particulares, conveniadas e representantes da região da Amog, destacou que o tema foi bastante relevante para os dias atuais.
A tarde, os auxiliares de biblioteca, secretaria, serviços gerais, de professores, cozinheiras, motoristas e estagiários, assistiram as palestras “A Construção da Cidadania no ambiente de trabalho” com a professora mestranda Carolina Pasquili Ribeiro do PROEPRE e “Educação Financeira” com Leurewilker e Kelvin, da Cooxupé. Os convidados participaram ativamente e destacaram a importância de, há alguns anos, poderem participar do Simpósio, sendo assim valorizados em suas funções.
A noite foi a vez dos familiares dos alunos das escolas de Guaxupé participarem da palestra “Como educar nossos filhos na perspectiva da cidadania?”, ministrada pelas especialistas Cristina Calicchio e Siomara Oliveira. Foi destacado que precisamos educar nossas crianças para que sejam cidadãos responsáveis e pessoas íntegras, capazes de sentir, pensar e agir com respeito a si mesmas e às outras pessoas.
Para a Secretária de Educação, Sandra Costa, a cidadania é uma conquista diária, e é com muito orgulho que tenho visto isso acontecer em nossas escolas por meio de práticas democráticas, do envolvimento efetivo dos alunos no processo de aprendizagem, da união entre conhecimento e reflexão, da parceria família e escola.
Ainda segundo ela, os participantes foram acolhidos por Sandra com um belíssimo momento cultural, no qual ela e duas especialistas da Educação, Érica e Verônica, envolveram a todos com seus talentos musicais.
No seu discurso, o prefeito Jarbinhas, agradeceu a todos os profissionais da educação que não medem esforços em prol de uma educação de qualidade e esclareceu o público quanto ao cenário financeiro do município diante da falta de repasses do governo estadual.
Os palestrantes trouxeram excelentes e atuais reflexões sobre o termo “cidadania” de forma mais ampla e crítica, reposicionando o papel da educação na formação de um cidadão ativo, como agente possível de mudança em direção ao afeto, humanização, os direitos básicos estendidos a todos, inclusive os “direitos de aprendizagem”, garantidos na Base Nacional Comum Curricular.
A rede municipal de ensino é referência na formação continuada em serviço, oferecendo aos educadores bases sólidas para criar, com seu trabalho, as condições para a formação da cidadania de nossos alunos.
ascom