Simpósio discute arborização urbana de Poços

Publicado em 08/09/2018 - regiao - Da Redação

Simpósio discute arborização urbana de Poços

Prefeito Sérgio Azevedo participou, na manhã de quinta, 6, do simpósio para discussão do Plano Diretor de Arborização Urbana de Poços de Caldas. O evento, uma iniciativa do vereador Lucas Arruda, aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de universitários, secretários municipais, representantes de movimentos urbanísticos e ambientais da cidade, do presidente da Câmara Antonio Carlos Pereira e do promotor de Justiça, Sidnei Boccia.

O evento teve início com a explanação da servidora da Secretaria de Serviços Públicos, Isis Alves, auxiliada por Marcos Salles e Miguel Salles, sobre os estudos já existentes naquela secretaria sobre a arborização urbana no município. Houve ainda orientação aos presentes dos itens indispensáveis para a construção de um Plano Diretor, entre eles o mapeamento de todas as espécies existentes na arborização da cidade.

De acordo com o secretário Thiago Biagioni, foi realizado um inventário pelos próprios servidores da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), seguindo uma determinação do prefeito Sérgio Azevedo. "Este estudo irá contribuir para os debates de hoje. Tenho certeza que o seminário será um marco na arborização urbana de nossa cidade".

Para o prefeito, muito se tem feito pela arborização em Poços ao longo dos anos , com ênfase na atual administração. Citou o projeto "Poços mais Linda", que está recuperando as praças da cidade, com plantio de novos espécimes de árvores, de acordo com orientação da equipe técnica da SSP. "Os estudos dentro da secretaria já estão muito avançados e as discussões de hoje irão colaborar para a sua formatação final". Anunciou ainda a criação de um concurso que irá selecionar projetos urbanísticos para a completa remodelação da rua Assis Figueiredo, dotando-a de vegetação e equipamentos que proporcionem a acessibilidade de todos os cidadãos.

As propostas levantadas durante o simpósio serão formatadas em anteprojeto de Lei, que será enviado ao prefeito para análise e retorna à Câmara como Projeto de Lei para ser apreciado e votado pelos vereadores. O documento final da reunião desta quinta, deverá ficar, por 30 dias, à disposição para consulta e inserção de sugestões, na Câmara. Depois, haverá uma redação final e o encaminhamento ao Executivo. "Este é um compromisso do prefeito com a questão e eu agradeço muito a ele pelo comprometimento com a causa", destacou o vereador Lucas Arruda.

ASCOM