STRNR de Nova Resende providencia apoio a refugiados da África

Publicado em 28/08/2016 - regiao - Da Redação

STRNR de Nova Resende providencia apoio a refugiados da África

Agência AMP: Um grupo de 06 senegaleses, imigrantes do Senegal, pais do oeste africano banhado pelo atlântico, fugindo de conflitos e da miséria, escolheu Nova Resende para trabalhar na colheita de café deste ano, depois de uma breve passagem em São Paulo e outras cidades. O idioma oficial do Senegal é o francês mas é comum ouvi-los conversando em dialetos tribais, pois somente um fala português fluente.
Após reunião no STRNR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais Assalariados e Agricultores Familiares do Município de Nova Resende), o grupo teve o apoio do sindicato, e conseguiu trabalho rapidamente na colheita de café. A EPTV se interessou pela história dos refugiados e esteve quinta-feira (11/08) em Nova Resende e realizou matéria para TV, que foi ao ar na sexta-feira.
“Quando conheci os lideres do grupo durante uma palestra promovida pelo sindicato na Câmara municipal de Nova Resende, fiquei pessoalmente tocado quando eles me disseram em bom português: Estamos longe de nossas famílias 6.000 km, é difícil pra nós!, não tive duvidas e mobilizei o STRNR, afinal estamos aqui para auxiliar os trabalhadores rurais. Realizamos campanha e colocamos todos na colheita”, concluiu Claudinei J. de Brito, Presidente do STRNR.