Trotes atrapalham atendimento do SAMU em Guaxupé e região

Publicado em 11/03/2015 - regiao - Da Redação

O SAMU divulgou nesta semana o relatório dos atendimentos realizados no período dos 30 primeiros dias de atuação em Guaxupé. No total, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência foi solicitado pela população 105 vezes, mas somente 92 atendimentos foram de fato realizados, sendo os outros 13 registrados como trotes. 

Segundo Marcela Ferreira, assessora de comunicação do CISSUL/SAMU os trotes que estão acontecendo com frequência razoável em Guaxupé tem trazido transtornos ao serviço. De acordo com a assessoria, algumas cidades registram até 25% das ligações como trotes. 

“Estamos vendo diariamente o trabalho do SAMU junto à população. Sabemos a seriedade e a rapidez com que atendem um chamado. Por isso, precisamos conscientizar de que, caso seja acionado pra uma ocorrência falsa, uma outra vida que poderia ser atendida está em risco. Até que a unidade de resgate se desloca ao local que foi chamado, constata a não veracidade dos fatos narrados durante a ligação no 192 e retorna à base, leva tempo. Só então, depois que a ambulância volta à base é que sai com toda a equipe para realizar outro atendimento”, explicou Marcos Rogério de Oliveira, secretário municipal de saúde.

Guaxupé está entre as 10  cidades que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência é mais utilizado. Confira abaixo o ranking de atendimentos:

 - Varginha - 605

- Pouso Alegre  - 387

- Alfenas  - 292

- Passos -  287

- Lavras - 230

- Itajuba - 212

- Boa Esperança - 162

- São Seb. do Paraíso - 123

- Guaxupé - 105

- Machado - 103

Vale ressaltar que os trabalhos de resgate são realizados pelos Bombeiros Militares e os demais atendimentos pelo SAMU. Esta organização ficou definida no início deste mês de março em um curso ministrado pelo Dr. Antonio T. Onimaru, um dos médicos pioneiros do SAMU no Brasil e que hoje ocupa a coordenação geral da Força Nacional do SUS, para os secretários municipais de saúde, médicos de hospitais da região e corpo de bombeiros. Representando Guaxupé estiveram o secretário de saúde  Marcos Rogério, o diretor da Santa Casa Sr. Edson Leite, além de uma enfermeira e uma recepcionista também da Santa Casa.

O SAMU atende pelo telefone 192. A ligação primeiramente é atendida por uma central de atendimento na cidade de Varginhas/MG e em seguida a equipe localizada no Aeroporto Municipal em Guaxupé é acionada.

FONTE: ASCOM