Trupe Ventania de Passos é selecionada para Fundo Estadual da Cultura

Publicado em 11/11/2015 - regiao - Da Redação

Trupe Ventania de Passos é selecionada para Fundo Estadual da Cultura

A Trupe Ventania, grupo de atores de Passos que promove o teatro de rua, foi selecionada pela Secretaria de Estado da Cultura para receber um financiamento de R$ 20 mil, pelo Fundo Estadual da Cultura (FEC), para encenar a peça “Auto da Paixão”. Recuperando traços e manifestações culturais mineiras, a peça vai visitar três cidades da região que não têm acesso ao teatro. As encenações serão feitas em março do ano que vem.

O projeto da Trupe, selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura (FEC), foi apresentado para o secretário de cultura do Estado de Minas Gerais no começo do mês de outubro e contou com o apoio do deputado estadual Cássio Soares (PSD). Na ocasião, o secretário Angelo Oswaldo de Araújo Santos mostrou-se bastante sensibilizado pelo projeto, sobretudo pela intenção da companhia de levar o teatro para as ruas e para comunidades que não têm acesso à cultura.

Fundada em 2011, contando com vinte atores, a Trupe Ventania faz o chamado “teatro de rua”, cujo objetivo é levar a arte aos espaços públicos. Um exemplo disso é a presença maciça da população nas exibições das peças Auto da Folia e Auto da Paixão: 40 apresentações foram assistidas por cerca de 1,2 mil pessoas, em cada. “Nosso objetivo é o de levar o teatro para a rua, para aqueles que não podem ir ao teatro. Nós queremos levar a arte a todas as pessoas, de forma simples e cativante”, afirmou o diretor da Trupe, Maurílio Romão.

Os atores fazem exibições com elementos lúdicos, com roupas e cenários coloridos. “O aspecto lúdico tornou-se uma marca registrada da Trupe. Nós utilizamos essa linguagem para fazer uma aproximação com os públicos. Para não assustar nem causar estranhamentos, nós utilizamos peças coloridas, cenários simples e que remetem ao sonho, à brincadeira”, comentou Maurílio. 

Outra característica marcante do grupo é resgatar práticas culturais mineiras, especialmente as regionais. “Nós buscamos trazer elementos do cotidiano para o palco, assim as pessoas se reconhecem em nossas apresentações. No Auto da Paixão, por exemplo, nós fazemos referências à missa do senhor morto, à encomenda das almas, às quermesses e procissões, que são muito comuns na região, assim as pessoas se reconhecem no palco, na história”, comentou Maurílio. 

Ao lembrar o apoio do deputado Cássio, Maurílio destacou o importante trabalho realizado pelo parlamentar. “O Cássio é uma espécie de padrinho da Trupe Ventania, é extremamente acessível às nossas solicitações, inclusive, quando pode, vai às nossas apresentações. Ele foi a primeira pessoa pública de Passos que olhou por nossa cultura e que pensa em mecanismos de política pública para fomentar a arte em nossa cidade e em nossa região. É uma pessoa que, assim como nós, acredita que a cultura e a educação podem fazer a revolução. Somos muito gratos a ele”, finalizou.

O deputado Cássio destacou a relevância das ações da Trupe. “A intenção da Trupe Ventania de levar o teatro e a arte para as ruas é muito tocante e muito relevante. Além disso, eles recuperam elementos tradicionais da cultura mineira e da nossa região. Fico muito feliz em saber que outras cidades conhecerão o trabalho por eles desenvolvido”, disse.

FONTE: ASCOM