Unidade prisional de Poços será licitada no segundo semestre

Publicado em 11/06/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

O chefe do 18º Departamento de Polícia Civil, Dr. Bráulio Stivanin Júnior, informou, na quarta-feira (6), que a nova unidade prisional de Poços de Caldas será licitada no segundo semestre deste ano. O prefeito Paulo César Silva celebrou a boa notícia.
“Desde o primeiro dia do nosso mandato, existe a preocupação desta administração com a situação da nossa cadeia pública, que foi levada ao Governo do Estado. Fizemos a desapropriação do terreno para a construção de uma nova unidade prisional no município, que já está à disposição do Estado. Aguardamos com ansiedade esta obra”, afirmou o prefeito.
A cadeia pública de Poços de Caldas não comporta o atual número de presos, trazendo riscos para os próprios reeducandos e para a população. Em janeiro deste ano, após rebelião no local, que durou aproximadamente 7 horas, o governo do Estado anunciou que a construção da nova unidade prisional seria prioridade.
Na época, o prefeito Paulo César Silva recebeu ofício do Governo do Estado de Minas Gerias informando que o governador Antonio Anastasia tomou ciência dos problemas referentes ao presídio de Poços de Caldas e determinou o encaminhamento da solicitação da construção urgente da nova unidade prisional à Secretaria de Estado de Defesa Social. “Solicitei especial atenção do governador visando à aceleração dos trâmites necessários para que se possa dar início à construção, com a urgência que o caso requer”, afirmou o prefeito.
Através da Lei Municipal nº 8.575, de 29 de agosto de 2009, o município doou ao Estado, área necessária à implantação do equipamento. Além disso, a Prefeitura vem envidando esforços no sentido de atenuar a situação do presídio, com a concretização de parceria para execução de Programa de Reabilitação de Detentos e implantação de melhorias no local, por meio da construção de novas celas.
A nova unidade prisional terá capacidade para abrigar 302 presos. A Prefeitura cedeu uma área na zona sul da cidade com 50 mil m². A obra terá área construída de 20 mil m² e deve gerar 250 empregos.