Publicado em 30/01/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação
POÇOS DE CALDAS - O Espaço Cultural da Urca está investindo em equipamentos de som e iluminação. Com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC), foram destinados R$ 15 mil para o pleno funcionamento da parte técnica do teatro.
Foram adquiridos equipamentos de som e iluminação para reposição total da estrutura técnica do local. “Todos os refletores da Urca estão em funcionamento. Para se ter uma ideia, nunca tínhamos trabalhado com material de reposição e hoje temos isso, que sempre pleiteamos. Em relação à sonorização, também estamos operando com o sistema completo”, afirma o técnico de Som e Luz do Espaço Cultural da Urca, Antônio Carlos Molina.
O experiente Toninho destaca a qualidade dos recursos oferecidos pelo teatro Benigno Gaiga. “Já fiz eventos em diversas cidades e é muito difícil um município do interior ter os recursos que a Urca oferece de estrutura, de suporte e de pessoal. Estamos preparados, inclusive, para receber espetáculos de grande porte, sem a necessidade de contratação de serviços externos”, completa.
Segundo o gerente do Espaço Cultura da Urca, Gustavo Passos, os recursos investidos decorrem dos juros do dinheiro referente ao repasse do Fundo Estadual de Cultura para reforma do telhado da Urca. “Ainda temos recursos para finalizar essa compra e adquirir mais equipamentos. Vamos continuar investindo”, disse.
Ele explica que, hoje, o Departamento de Compras da Prefeitura trabalha de forma integrada com a equipe técnica do teatro, possibilitando a aquisição dos materiais corretos, de acordo com as especificações técnicas e as necessidades de cada equipamento, com garantia de maior durabilidade, qualidade e segurança.
“Quero agradecer à equipe da Urca por todo o trabalho que é desenvolvido. Os funcionários dão um apoio muito grande, desde o serviço de limpeza, passando pela recepção e parte técnica e também o apoio que temos do Departamento de Cultura, que nos dá todo respaldo”, sintetiza Passos.
Reforma
O Espaço Cultural da Urca está passando por reforma para a troca de telhas, madeiramento, calhas e rufos, com recursos do FEC. Além disso, foi detectada a necessidade da troca do forro dos salões e do saguão de entrada, que está sendo feita com recursos próprios do município.
Agora, serão investidos mais R$ 125 mil do Fundo Estadual de Cultura na modernização do teatro Benigno Gaiga, que vai receber novos equipamentos cênicos, uma antiga reivindicação da classe artística.
“Vamos modernizar o teatro para atender cada vez melhor as pessoas e artistas da casa, atrair peças de fora que demandem maior estrutura e continuar sendo referência na cultura da região”, ressalta o gerente da Urca, Gustavo Passos.
Já a diretora do Departamento de Cultura, Cristiane Fernandes, acredita que a infraestrutura do Espaço Cultural da Urca - o mais importante centro de eventos do município neste momento - melhorou bastante no ano passado, com a reforma do telhado, que está em fase final, aquisição de novos equipamentos e também com o trabalho preventivo de manutenção. “Já tivemos problemas básicos, como falta de lâmpadas comuns, por exemplo. Hoje isso não é problema e o próprio pessoal da Urca faz a manutenção, com equipe própria, como conserto de cadeiras, pintura e outros”, conta.
