Publicado em 15/04/2015 - saude - Da Redação
As mídias locais vem noticiando frequentemente a situação de diversos municípios próximos a cidade de Muzambinho que estão com inúmeros casos de dengue, isso preocupa muito pois em nossa cidade temos o vetor da doença, e frequentemente em diferentes bairros se encontram focos do Aedes aegypti, principalmente nas residências, por esse motivo o departamento de Vigilância em Saúde de Muzambinho vem pedir uma maior colaboração por parte dos moradores de nossa cidade, para que pelo menos uma vez na semana façam uma vistoria em seus imóveis, evitando ou removendo possíveis locais que acumulam água.
O mais importante é prevenir; se não há mosquito, não há doença, e é dessa forma que se combate a dengue, mas para que isso ocorra, além dos planos estaduais, regionais e municipais de combate a dengue, a população precisa fazer sua parte. Para evitar a propagação do mosquito da Aedes aegypti, é necessário eliminar os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito, dessa forma:
-Não deixar água acumulada em lonas plásticas, lajes das residências, e em pneus.
- Não deixar a água parada nas calhas das residências. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- Deixar as vasilhas que ficam embaixo dos vasos sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas d"água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesanais ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas com a água que serve aos animais não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser esvaziadas e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados, devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo fechado.
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com a mistura de um litro de água e uma colher de água sanitária.
-Em ralinhos, vasos sanitários com pouco uso, e em vasos de plantas onde não é possível remover os pratinhos, coloque uma colher de sal no recipiente o mosquito da dengue só se prolifera em água doce.
E lembre-se: sempre que observar alguma situação que não possam resolver, avisem imediatamente a um agente público de saúde, para que uma medida eficaz seja tomada.
Receba o Agente de Controle de vetores em sua residência ou estabelecimento comercial e caso haja alguma dúvida, sugestão ou denúncia comunique aos mesmos, ou entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo telefone (35) 3571 3773 ou e-mail vigilanciaemsaude.muz@hotmail.com ou mesmo vá à sede do departamento que fica localizado na Avenida Doutor Américo Luz nº 216 ao lado do Boticário.
Fábio Vasconcelos Prado - Coordenador de Vigilância em Saúde em Muzambinho