Publicado em 28/05/2013 - saude - Da Redação
Todas as crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos devem receber a vacina Sabin que garante imunidade contra a Paralisia Infantil
Para receber a vacina, a criança deve comparecer à uma Unidade de Saúde acompanhada de um adulto responsável, que deverá levar a caderneta de vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, a paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até cinco anos. É caracterizada por quadro de paralisia flácida de início súbito e na maioria das vezes acomete os membros inferiores. Sua transmissão ocorre pelo Poliovírus, que entra pela boca, carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão do poliovírus.
A preocupação principal do Ministério da Saúde é manter o país livre da paralisia infantil, sobretudo levando em consideração que existe o risco do vírus ser reintroduzido no Brasil, trazido de outros países através de grandes eventos internacionais como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude.
POSTOS DE VACINAÇÃO DIA 08/06/2013 ( das 8 as 17 horas)
- UBS Vila Carlone
- UBS Saúde da Mulher
- UBS Vila Campanha
- UBS Caic
- UBS Saúde da Criança (Orquideas)
- PSF Parque dos Municipios II
- PSF Taboão
- PSF Aroeira
- Pio Damião (rua do Buração)