Paraíso realizou mutirão oftalmológico com atendimento a três mil pessoas

Publicado em 07/02/2014 - saude - Da Redação

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou entre os dias 06 e 09/02 um mutirão oftalmológico que integra o projeto “Ver Bem, Viver Melhor”. O atendimento que é feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foi oferecido a cerca de três mil pessoas que passaram por consulta médica. Outras 500 pessoas realizaram procedimentos cirúrgicos. Quem passou pelo atendimento elogiou toda a infraestrutura que foi montada na Arena João Mambrini, onde foram realizadas as consultas e procedimentos.

De acordo com a secretária de Saúde, Dulcinéia de Freitas Barroso o atendimento aconteceu na Arena Olímpica que teve o espaço adaptado para melhor atender aos pacientes. Foram montadas tendas, colocadas cadeiras para que as pessoas aguardassem confortavelmente. Desde a entrada até passar pelo médico o paciente passou por algumas áreas onde foi feito o cadastramento e a consulta. A fila de atendimento obedeceu um agendamento prévio e encaixe em algumas situações de consultas.

A secretária disse ainda que o mutirão aconteceu dentro do previsto. “Fizemos o possível para montar a estrutura oferecida, com organização e recebemos muitos elogios”, avalia. Disse ainda que além das consultas médicas em quase três mil pessoas, outros 500 pacientes foram submetidos a procedimentos cirúrgicos como catarata, pterígio, exerese, estrabismo e outros. “Em caso de crianças foi feito o agendamento”, relata. “É o maior evento desta natureza que já aconteceu na saúde de Paraíso e região”, define.

Ela citou ainda que foram mais de 60 pessoas envolvidas no planejamento, organização e realização do mutirão, trabalhando juntamente com os funcionários da área da saúde que foram chamados a atuarem neste serviço. A equipe médica esteve sob o comando do oftalmo Eduardo Sposito de Faria, juntamente com profissionais médicos e equipamentos do Centro Oftalmológico de Referência Humanizada, dirigida pelo médico Fábio Vieira, de Ribeirão Preto.

Nos fundos da Arena também foi montada estrutura para os acompanhantes aguardarem as pessoas que se submetem a cirurgia. Juraci Maria de Medeiros, após passar por cirurgia, voltou para casa cheia de esperanças. “Tinha feito na vista direita, hoje fiz na esquerda, correu tudo bem. Correu tudo bem fomos bem atendidos, não faltou nada”, acrescentou. Quem não tinha veículo para retornar para casa, a secretaria disponibilizou ambulâncias, utilitários, vans e até micro-ônibus.

A secretária salientou que é importante lembrar que o paciente que se encontra na fila de espera e mudou de endereço ou telefone e não comunicou à Secretaria de Saúde, deve entrar em contato, urgentemente, no ambulatório municipal. “Muitos processos são burocráticos, demandam tempo, estudo, negociações”.

Fonte: Jornal do Sudoeste