Guaxupé se prepara para a campanha de vacinação contra o HPV

Publicado em 14/02/2014 e atualizado em 18/02/2014 - saude - Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Guaxupé, informa que terá início no dia 10 de março de 2014, a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HVP) nas escolas do município. A meta é vacinar 1.159 meninas entre 11 e 13 anos  em Guaxupé.

A vacina quadrivalente contra o HPV, foi introduzida no Calendário Básico de Vacinação para a prevenção do câncer do colo do útero, uma doença grave, responsável anualmente por cerca de 4.800 óbitos em mulheres.  

Conforme o Secretário de Saúde, João Tadeu Silva, a primeira dose da vacina contra o HPV, será ofertada a partir do dia 10 de março, dentro das escolas públicas e privadas do município, e posteriormente, nas cinco Unidades de Saúde de Guaxupé que possuem salas de vacinação. O gestor de saúde explica que, por determinação do Ministério da Saúde,   a vacinação contra o HPV em 2014, irá contemplar apenas as meninas de 11 a 13 anos (nascidas exclusivamente entre 01/03/2000 a 31/03/2003), e terá um esquema de três doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira, e a terceira dose cinco anos após a primeira.

Em cronograma a ser divulgado, será mobilizado uma equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde, para a vacinação das meninas nas escolas. No entanto, para que ela ocorra, no dia da vacinação as meninas deverão apresentar seus cartões de vacinação, e um Termo de Autorização assinado pelos pais ou responsáveis (esse termo será entregue com antecedência pelas escolas às estudantes), autorizando a administração da vacina.

“A vacinação contra o HPV é segura e gratuita, através desta vacina iremos proteger nossas adolescentes dos subtipos HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres de colo do útero, além dos subtipos  HPV 6 e 11, associados a até 90% das lesões anogenitais em mulheres, ambos incluídos na vacina quadrivalente contra o HPV” - Diz o enfermeiro Michel Novais, responsável pela coordenação de imunizações em Guaxupé.

Fonte: ASCOM / Secretaria Municipal de Saúde / Vigilância Em Saúde de Guaxupé