Publicado em 24/09/2017 - saude - Da Redação
O 3º Meeting Sul Mineiro de Odontologia é uma realização do NEON - Núcleo de Estudos Odontológicos Minas, Escola de Aperfeiçoamento Odontológico com sede em Muzambinho. O evento acontece em Muzambinho neste final de semana, dias 22 e 23 de setembro. Os cursos serão ministrados no Salão da Câmara Municipal, com abertura oficial na sexta-feira, 22/09.
O Meeting tem por objetivo reunir dentistas, auxiliares de consultório e acadêmicos de toda a região em busca de novos conhecimentos por uma odontologia cada vez melhor. O coordenador científico do NEOM, Dr. André Tavares, relatou a completa adesão dos 150 participantes, representando 26 cidades de 06 estados diferentes, inclusive oriundos da Bahia. Para este ano, foi preparada uma grade de cursos altamente selecionados, com temas atuais na área da odontologia.
André Tavares observa benefícios para três partes. Ou seja, ao próprio professor palestrante, que apesar do seu alto conhecimento, também tem algo a aprender. Ao profissional dentista que reservou um final de semana para aprender. Mas, principalmente, ao paciente que será o grande beneficiado final de todo processo. “Um profissional competente e conhecedor das novidades, tem tudo para oferecer um grande tratamento e de qualidade ao paciente”, disse.
NÍVEL ELEVADO DOS CURSOS
No primeiro dia, sexta-feira, será ministrado curso com o tema Gestão e Marketing na odontologia “Estratégias Práticas e Eficazes”, em duas partes, num total de cinco horas. Tem como palestrante o profissional Ricardo Novack (São Paulo/SP), recém-chegado dos Estados Unidos, onde ministrou o mesmo curso. É um nome de referência nacional e internacional em gestão de clínicas e marketing em odontologia. Este curso será acompanhado, além dos dentistas, também por médicos. O coffee Break oferecido aos congressistas será preparado pelo Ateliê da Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo, com a arrecadação tendo caráter beneficente.
Além das atividades científicas, os congressistas participam de várias atividades recreativas e sociais. Durante as palestras serão realizadas atividades de relaxamento e descontração, coordenadas pela Profa. Alessandra Casagrande, da Academia Winner. Entre os eventos sociais, destaque para o baile Anos 80 (traje colorido) na sexta-feira, 22/09, a partir das 21 horas, no Santa Rita Eventos. Shows com a Banda Gotcha (Campinas/SP) e Robertinho Trio (Muzambinho/MG). Este evento também tem cunho social, com o baile terceirizado para a Loja Maçônica Justiça e Caridade de Muzambinho. Toda a renda será destinada à FAM e APAE. O NEOM, por sua vez, custeou toda estrutura do baile e cedeu todos os ingressos para a Loja Maçônica. Portanto, o baile é aberto a toda comunidade e não somente aos profissionais que participam do Meeting.
No sábado, cursos serão ministrados pelo Prof. Glauber Macedo Rama e Prof. Fabrício Kitazono (ambos de Ribeirão Preto/SP), abordando, respectivamente, os seguintes temas: “Alta Performance em Reabilitações Digitais” e “odontopediatria Hipomineralização Molar-Incisivo”.
No encerramento, os congressistas participam de almoço de confraternização no Restaurante Cesário’s e Chopada Tradicional oferecida pela organização do 3º Meeting.
MUZAMBINHO EM DESTAQUE
O evento movimenta toda economia de Muzambinho, considerando a rede hoteleira, restaurantes e outros segmentos. Durante quatro meses, a cidade foi amplamente divulgada nas mídias sociais para todos os dentistas. Atualmente, o NEOM conta com mais de 3.000 profissionais cadastrados, que recebem todas as informações do congresso e cursos regulares.
VALORIZAÇÃO LOCAL
André Tavares relatou que Muzambinho conta com 45 dentistas, sendo que 13 deles participam do Meeting. Já a vizinha cidade de Guaxupé tem 92 dentistas e 42 estão inscritos no evento. O coordenador confessa ficar surpreendido pela pequena adesão dos colegas de Muzambinho, exatamente por saber da extrema qualidade dos profissionais que atendem na cidade. Além disso, o Meeting é uma oportunidade maravilhosa que os profissionais tem no próprio “quintal de casa” de participar de um curso de tão elevado nível. André Tavares revelou que já recebeu abordagem do prefeito de Guaxupé na tentativa de levar o evento para a cidade vizinha. Porém, valorizando a própria terra e destacando a grande adesão regional, este importante evento está mantido para Muzambinho.