Alunos guaxupeanos são destaques em Olimpíadas

Publicado em 04/11/2013 - saude - Da Redação

Em maio deste ano alunos da Escola Interativa e Colégio Dom Inácio participaram da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Em todo o Brasil, foram 775.023 alunos de 8.974 escolas. O resultado saiu neste mês e Guaxupé teve 06 alunos em destaque, os quais receberam das mãos do prefeito Jarbinhas e das diretoras escolares as medalhas e certificados, em uma cerimônia organizada pelo Governo Municipal e que aconteceu na noite de terça-feira (29) no Teatro Municipal.

“É com enorme satisfação que o Governo Municipal realiza esta cerimônia para entregar as medalhas e certificados aos alunos. Isso é uma forma de valorizá-los e incentivá-los. A educação hoje não se restringe somente em uma sala de aula, ela vai além. A prova disso está aí. Em meio a milhares de alunos que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia, temos 06 alunos que representaram Guaxupé e que hoje são os destaques”, disse o prefeito Jarbinhas.

A OBA é executada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira: “Organizamos a Olimpíada anualmente, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para Guaxupé, ter essa quantidade de alunos premiados é motivo de alegria da população, esta cerimônia organizada pelo Governo Municipal aumenta o significado das medalhas que os alunos recebem, além de ser um reconhecimento público da qualidade de ensino realizado pelas escolas do município”, falou dr. João Batista Canalle, coordenador nacional da Olimpíada.

Luis Smaira é professor e há anos trabalha com seus alunos e os apoia para que possam participar da Olimpíada: “Sempre estimulei meus alunos a participarem de todas Olimpíadas. Isso traz grandes benefícios a eles, até mesmo com os certificados que fazem a diferença quando estão para disputar uma vaga em universidades. Hoje é um divisor de águas na Educação em Guaxupé, pois sempre buscamos o apoio da Prefeitura e somente agora é que estamos tendo a oportunidade de uma cerimônia como está, onde possamos apresentar nossos alunos e incentivá-los”, explicou.

Durante a cerimônia foi prestado uma homenagem ao professor Moacir Ferreira, astrônomo e cientista, uma vez que ele é precursor deste tipo de trabalho em Guaxupé. Bastante emocionado, o professor agradeceu: “Hoje é um dia especial e quero agradecer todos vocês pelo reconhecimento e carinho. Espero que dentre estes jovens possam sair novos astrônomos e que as pesquisas possam ser contínuas em nossa cidade. Parabéns a todos vocês por tudo que estão fazendo”.

“Esta cerimônia é um divisor de águas, como disse o professor Luis. Não podemos deixar que estes jovens, tão importantes e que sempre levam o nome de nossa cidade, fiquem no anonimato. Temos que trazê-los e mostrar que Guaxupé assim como é conhecida nacionalmente e internacionalmente por ter ótimos artistas, esportistas, assim como vários outros profissionais, tem também jovens astrônomos e que merece nosso respeito e admiração”, finalizou o prefeito.

Confira abaixo o nome dos alunos que receberam as medalhas:

Escola Interativa, orientadas pelo professor Luiz Smaira:

- Luis Otavio Sotarelli Barbosa - medalha de prata

- João Vitor Cardoso Moraes - medalha de bronze

- Luiz Felipe de Morais Girodo - medalha de bronze

- Amador Marcelino de Souza Neto - medalha de ouro

 

Colégio Dom Inácio de Educação Básica, orientada pelo professor Eduardo de Rezende:

- Letícia Passos da Costa – medalha de bronze

FONTE: ASCOM