Publicado em 09/04/2009 e atualizado em 09/04/2009 - saude -
Cerca de 30% de todos os cânceres poderiam ser prevenidos com hábitos de vida mais saudáveis e cuidados simples, como o uso de protetor solar. Esta conclusão é resultado de uma ferramenta científica conhecida como metodologia de risco atribuível. E algumas recomendações que deveriam fazer parte do cotidiano da população são lembradas novamente no Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, pela equipe do Hospital Alberto Cavalcanti, da Rede Fhemig, que é referência no atendimento à Oncologia.
O cigarro encabeça a lista de qualquer pesquisa relacionada ao câncer. O gerente assistencial do Hospital Alberto Cavalcanti, Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa, afirma que, se em Belo Horizonte ninguém fumasse, teríamos 91% menos de casos de câncer de pulmão e 87% menos de casos de tumores na laringe entre homens de 35 a 64 anos. “Só a eliminação do tabagismo já causaria um grande impacto na saúde da população”.
E mesmo quem não fuma pode sofrer os efeitos nocivos das substâncias presentes no cigarro. Um inocente churrasco ou uma carne defumada estão impregnados de alcatrão (o mesmo encontrado no cigarro), relacionado à fumaça em que foram expostos. Ou seja, fumar ou comer um delicioso churrasco tem uma alta potência cardiogênica.
O câncer é considerado uma doença multifatorial, sendo que os mesmos fatores de risco podem estar associados a outras doenças, como as respiratórias, por exemplo, relacionadas ao maior vilão cancerígeno, o tabagismo.
O especialista ainda lembra que alguns tipos de cânceres têm ainda associação com fatores genéticos, como os de mama, intestino e estômago. Os dados desta unidade hospitalar mostram que a incidência de câncer é maior entre pacientes de 45 a 65 anos de idade, sendo mais comuns os casos de câncer de mama, entre as mulheres, e de próstata, entre os homens. Mas também são altos os índices de casos relacionados à pele, pulmões e aparelho digestivo.
No caso da pele, Paulo recomenda o uso de protetores solares, diariamente, desde a infância. “Os efeitos dos raios ultravioletas na nossa pele são cumulativos”. O horário de exposição solar mais intensa é entre as 10h e 16h, e alguns procedimentos, como sessões de bronzeamento artificial, devem ser evitados a qualquer custo.
O estômago pode sofrer as consequências de uma alimentação inconseqüente. Até pratos como a carne de sol e o bacalhau, conservados em sal, podem causar o aparecimento de tumores neste órgão. “O ideal é incluir na dieta muitas fibras e folhas, evitando alimentos ricos em calorias e conservantes”. Os conservantes, a base de nitritos e nitratos, são altamente cancerígenos e podem ser encontrados em enlatados, embutidos e condimentos, como a maionese.
E não somente os hábitos de alimentação e os cuidados com a pele que devem ser observados. O especialista cita o comportamento sexual como um dos fatores relevantes na prevenção de cânceres, muitas vezes relacionados à contaminação por Hepatite B ou pelo vírus HPV (Human Papiloma Vírus).
Entre os diversos cuidados citados pelo médico, está o rastreamento periódico da sua saúde e, principalmente, individualizar seu risco, levando em conta os históricos familiares e outros fatores. “Um dos mais importantes exames de prevenção é o auto-exame das mamas, que toda mulher deveria se acostumar a fazer sempre”, lembra Paulo Corrêa.
A prevenção ainda é o melhor a ser feito quando falamos de câncer. Mas os tratamentos têm evoluído e cada caso tem seu comportamento próprio, com a dispensação de medicamentos cada vez mais específicos. “É sempre bom a gente lembrar que câncer não significa uma sentença de morte, muitos são tratáveis e curáveis”. E Paulo acrescenta: “O câncer é uma alteração com a qual teremos que conviver cada vez mais, assim como as doenças crônico-degenerativas. Isto porque ambas resultam dos nossos hábitos de vida e o previsto envelhecimento da população”.
Dez dicas para se proteger do câncer:
1 - Evite fumar! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer. Ao fumar, são liberadas no ambiente cerca de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente fechado é fundamental para a prevenção do câncer.
2 - Uma alimentação saudável pode reduzir muito o risco de câncer. Coma mais frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, queijo branco e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deve conter, diariamente, pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes. Evite frituras, salgadinhos, carne de porco, carne vermelha com gordura aparente, pele de frango, embutidos, como lingüiça, salsicha e salame, e gordura hidrogenada. Apesar do azeite ser um tipo de gordura mais saudável, não deve ser exposto a altas temperaturas. Prefira alimentos cozidos e assados.
3 - Faça 30 minutos diários de atividade física, leve ou moderada. A atividade física protetora consiste na iniciativa do movimento, adaptada à rotina de cada um, como, por exemplo, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar do jardim, varrer a casa, caminhar e dançar, entre outras.
4 - É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata em consultas médicas, principalmente se tiverem histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos.
5 - As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem realizar exame preventivo ginecológico. Após dois exames normais seguidos, deverá realizar um exame a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
6 - As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem na faixa etária de 50 a 69 anos devem realizar, além do exame clínico anual, a mamografia a cada dois anos. Devem fazer o exame clínico e a mamografia a partir dos 35 anos de idade, anualmente, as mulheres que tiverem: - parentes de primeiro grau (mãe, irmã e filha) com câncer de ovário, câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou câncer de mama antes dos 50 anos; - história familiar de câncer de mama masculina; - apresentado, no laudo de biopsia de mama, atipia ou neoplasia lobular in situ.
7 - Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que duas doses por dia, enquanto as mulheres devem limitar este consumo a uma dose, correspondente a um copo de cerveja ou a uma taça de vinho.
8 - É recomendável que mulheres e homens, com 50 anos ou mais, realizem exame de sangue oculto nas fezes a cada ano (preferencialmente) ou a cada dois anos.
9 - Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
10 - Realize diariamente a higiene oral (escovação dos dentes e da língua) e consulte o dentista regularmente.