Oito em cada dez paradas cardíacas acontecem dentro de casa e apenas 2% das vítimas chegam com vida aos hospitais
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – vai promover, no dia 16 de maio, em São Paulo, o curso Primeiros socorros à emergência cardíaca. Durante as quatro horas de aula, os alunos serão treinados a reconhecer os sintomas das emergências cardíacas, como Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e Parada Cardiorrespiratória, e a realizar técnicas básicas de ressuscitação cardiopulmonar com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).
Segundo o diretor do Centro de Treinamento em Emergências da SOCESP, Agnaldo Pispico, ocorrem cerca de 720 paradas cardíacas por dia no Brasil, o que significa 262.800 por ano, 84% acontecem dentro de casa e 16% em locais públicos. “Menos de 2% dessas pessoas chegam com vida aos hospitais, morrendo no caminho ou mesmo em suas residências”.
Agnaldo Pispico diz que para reverter esses números é vital ensinar a população a reconhecer os sinais de uma parada cardíaca, treinar as pessoas a fazerem massagens até a chegada do resgate, ter em prédios e locais públicos brigadas como as de incêndio com desfibriladores ao alcance e por último ter um serviço eficiente de resgate.
O curso será realizado no dia 16 de maio, das 08h às 12h, na sede da SOCESP, Av. Paulista, 2073, Ed. Horsa I, 15º andar. A inscrição custa R$ 100,00 e inclui um livro em português para estudo e carteirinha de certificação emitida pela American Heart Association.
Os interessados podem mandar a ficha de inscrição (abaixo) preenchida pelo correio, junto com o pagamento (cheque nominal à SOCESP), uma foto 3x4 e uma cópia legível do RG, para o endereço: Av. Paulista, 2073, Horsa I, 15.º andar, conjunto 1512, Cep 01311-940, São Paulo (SP) ou enviar para o e-mail eventos@socesp.org.br e logo em seguida o boleto será enviado. As vagas são limitadas.