Carmo Rio Claro implanta Sistema de Regulação na área de Saúde

Publicado em 02/09/2010 - saude - Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro está implantando, por exigência da Gerência Regional de Saúde e outras instâncias da área de saúde, o Sistema de Regulação, Controle e Avaliação, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado à população e a um custo financeiro menor.
Em uma reunião na 4ª feira (01/09), comandada pela diretora do Departamento de Saúde do município, Sidnéa Tavares, e com a presença da prefeita Cida Vilela, foram dadas as linhas gerais de implantação e funcionamento desse sistema, cuja coordenação está a cargo do ortopedista Clemente Pinto Rodrigues. O médico, vindo de Alfenas, foi contratado há cerca de dois meses pela Prefeitura com a meta de organizar todo o setor de saúde da cidade.
A prefeita, ao abrir a reunião dirigida aos funcionários da Saúde, enfatizou: “A partir deste dia 1º de setembro, estaremos voltando as atenções para a área da saúde do município, e para melhorar esse setor tão importante, precisamos extinguir algumas práticas e adotar novas. O resultado não será imediato, mas creio que até o fim do ano começaremos a colher os frutos, e para isso, preciso da colaboração de todos vocês.”
Raio-X da Saúde
Um dos principais problemas apontados por um levantamento realizado nos primeiros 40 dias sob comando de Clemente Rodrigues, foi o grande número de pedidos de exames para pacientes sem nenhuma indicação do médico quanto a urgência ou emergência, e até mesmo nenhuma anotação sobre a suspeita de diagnóstico. Clemente salientou que muitas vezes, exames caros são pedidos sem necessidade: “Isso resulta em custo alto sem resultado, pois, por conta disso, deixamos de atender a outros casos de real urgência. Queremos que as coisas andem de forma mais eficiente, queremos proporcionar um serviço com mais qualidade”.
Entre os novos procedimentos, estão dois formulários que deverão ser preenchidos pelo médico: um de justificativa para prescrições especiais e outro de solicitação de exames.
“Não deixaremos ninguém sem atendimento, mas precisamos economizar, principalmente nos exames de alta complexidade, para que sobrem recursos para investir na saúde básica, nos PSFs (Programa Saúde da Família)”, complementou a prefeita.

Prontuário Eletrônico
Outra novidade será a informatização de todo o setor de saúde do município, com a implantação de um programa de gerenciamento de informações. A previsão é que em aproximadamente um mês comece a funcionar o prontuário eletrônico, com informações disponibilizadas em rede sobre os pacientes. Dessa forma, o médico de um determinado posto de saúde poderá acessar o histórico de saúde de pacientes atendidos anteriormente por outro médico, em outro posto e até mesmo no plantão hospitalar.