Publicado em 22/07/2013 e atualizado em 23/07/2013 - saude - Da Redação
O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) enviou um comunicado aos prefeitos dos municípios da região informando-os que foram selecionados, através do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, para receberam verbas a fim de que possam reformar, ampliar ou construir uma UBS em seu município. Cerca de 40 cidades do sul de Minas Gerais foram contempladas.
O programa faz parte da segunda etapa do Programa de Crescimento - PAC 2. Entre as cidades selecionadas estão: Botelhos, com verba para a construção de duas UBS; Campos Gerais, com verba para a reforma de uma UBS; Monte Belo, com verba para a construção de uma UBS e São Sebastião do Paraíso, com verba para a construção de duas UBS. As informações foram publicadas no Diário Oficial.
O Ministério da Saúde diz que o programa visa contribuir para a estruturação e o fortalecimento da atenção básica e para a continuidade da mudança do modelo de atenção dado no país, propondo que a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das equipes de saúde.
A assessoria do deputado Geraldo Thadeu, à época do cadastro, orientou todas as cidades da base do parlamentar a se inscreverem no projeto. “O trabalho de orientação é muito importante, pois existem muitos programas do governo federal que são feitos neste modo de inscrição/cadastramento e muitas prefeituras perdem o prazo e às vezes nem ficam sabendo dos programas”, disse o deputado.
O parlamentar afirmou ainda que esse programa específico, que propõe a melhoria da estrutura física das UBS, é de extrema relevância. “A área da saúde é uma das que mais demandam recursos, pois seu trabalho nunca acaba. Por isso a estruturação das unidades básicas é essencial, já que é a partir delas que os profissionais de saúde vão poder atender mais adequadamente a população”, afirmou Geraldo Thadeu.
Cadastramento
O Ministério da Saúde reabriu o Sistema para readequação e cadastro de propostas de reforma e ampliação de UBS, e até o dia 31 de agosto de 2013 os gestores municipais poderão solicitar readequação e cadastrar no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) novas propostas de reforma e ampliação de UBS.
O site para o cadastramento é: www.fns.saude.gov.br
Fonte: ASCOM