Publicado em 16/10/2013 - saude - Da Redação
Comissão aprovou também viabilidade da alta complexidade em cirurgia bariátrica
“O processo para os novos credenciamento do HRCor seguiu agora para a aprovação na CIB SUS, em nível estadual, que é um fórum de negociação entre o Estado e os municípios na operacionalização do Sistema Único de Saúde, o SUS. Vencida esta etapa, o credenciamento é finalmente analisado para aprovação pelo Ministério da Saúde, o que deverá ocorrer em breve”, explicou o provedor da Santa Casa, Flávio Westin.
Coordenadores da cardiologia da Santa Casa, os médicos Flávio Vilela Diogo e Renato Rossi, reafirmam que o HRCor foi dimensionado para ser referência em medicina de alta complexidade cardiológica para cerca de 600 mil habitantes. “O Hospital Regional do Coração já está credenciado no SUS para serviços de alta complexidade em cirurgia cardiológica e hemodinâmica. Na área cirúrgica o HRCor vem realizando com êxito e em um processo crescente intervenções cardiológicas de alta complexidade, com equipe baseada em Paraíso e sob a coordenação co cirurgião Mario Issa, do Instituto Dante Pazzanese. No setor de hemodiâmica, chefiado pelo médico hemodinamicista José Luiz Attab, já foram realizados mais de 2.000 procedimentos, entre cateterismos e angioplastias, confirmando a excelência do setor”, explicam os coordenadores.
Deputado federal responsável pela viabilização de grande parte dos recursos federais e estaduais para a construção e equipamento do Hospital do Coração, Carlos Melles recebeu a informação do avanço dos novos credenciamentos como mais um sinal de independência da região. “Temos a excelência do Hospital do Câncer em Passos, o atendimento regional pelo Hospital do Coração de Paraíso, e precisamos continuar fortalecendo tanto os hospitais regionais como também a saúde básica em todos os municípios, formando uma rede eficiente para atendimento rápido e de qualidade para toda a população, por intermédio do SUS”, pontuou Carlos Melles.
Além dos novos credenciamentos, na reunião da CIRA Sul houve ainda a habilitação de mais 10 leitos de UTI adulto, nível II para a Santa Casa, potencializando a possibilidade de atendimento do Hospital do Coração.
Bariátrica - A Comissão Intergestora aprovou também o estudo de viabilidade para alta complexidade em cirurgia bariátria na Santa Casa de Paraíso, que já realizou mais de 60 intervenções deste tipo e está apta para oferecer o serviço para pacientes do SUS. De acordo com o cirurgião Marcos Becker Rocha, que realiza os procedimentos em Paraíso, a obesidade é considerada uma doença crônica, tendo como principais causas hábitos alimentares errôneos com alta ingestão calórica e baixo gasto energético, causas genéticas, psicológicas, entre outras. “Quando a obesidade já chegou a um nível crítico e as atividades físicas não causam efeito, é necessário uma intervenção médica como a cirurgia bariátrica. É recomendada, principalmente para pacientes com o índice de massa corporal superior a 40”, explica o médico, destacando que ”o excesso de peso pode trazer agravamentos médicos como a hipertensão, diabetes e disfunções respiratórias”.
fonte: ASCOM