Semana da Alimentação nas escolas municipais do município destaca a importância da criatividade nas refeições
Uma refeição saudável depende de alimentos naturais e, também, de criatividade. No município de Nova Resende, isso pode ser aprendido durante uma semana inteira de atividades voltadas à educação alimentar. Os estudantes da rede pública de ensino assistiram a palestras, a peças teatrais e participaram de brincadeiras que tiveram como foco principal a alimentação saudável.
A última semana do mês de Março é conhecida como Semana da Alimentação. Durante esse período as crianças aprendem conceitos importantes sobre nutrição e como ter uma dieta saudável. ”Muito se fala sobre a importância de se comer bem. E isso não quer dizer comer em grande quantidade, mas sim escolher os alimentos certos. Foi o que tentamos passar para as crianças”, destaca a nutricionista Wanessa Melo.
A anemia foi o tema escolhido para a Semana da Alimentação deste ano. Através das atividades propostas, as crianças conheceram melhor essa doença que atinge pessoas de todas as idades. “A ideia é prevenir e evitar que essas crianças, e também seus familiares, venham a ter anemia. A informação é a ferramenta mais eficaz contra essa doença”, ressaltou Wanessa.
Para conquistar de vez a atenção das crianças e envolvê-las ainda mais no projeto de educação alimentar, o município criou um concurso de receitas só com alimentos que previnem a anemia. “Todas as escolas do município abraçaram a ideia e incentivaram os estudantes a participarem”, conta a nutricionista. Cada sala de aula tinha que inventar uma receita inédita para concorrer com as demais turmas. O concurso foi realizado em etapas, ou seja, cada escola primeiro escolheu sua receita campeã. A partir daí as escolas do município competiram entre si. No dia 20 de abril aconteceu a grande final, quando as instituições levaram seus alunos com suas respectivas receitas vencedoras para a competição. “Havia uma comissão julgadora composta por uma nutricionista, dois representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e dois representantes do Departamento de Educação. Após a degustação dos pratos concorrentes é que definiu um grande campeão”, explica Melo.
A receita vencedora foi criada na Escola Municipal Dona Camila. A nutricionista que fez parte da comissão julgadora conta que os alunos fizeram uma torta mista bastante nutritiva e saborosa. “As crianças ficaram muito satisfeitas e orgulhosas de terem a receita premiada. E o prêmio que eles irão levar para a vida toda é o conhecimento sobre os alimentos que podem ajudar a combater a anemia. Isso é o que há de mais importante”, completa Melo. A nutricionista diz ainda que as outras receitas finalistas do concurso também farão parte do cardápio escolar. E os nomes dos pratos serão escolhidos pelos próprios estudantes. “É a escola cumprindo seu papel também de educação alimentar, que vai além dos limites da sala de aula. Isso acontece aos poucos e, tenho certeza, é para a vida toda”, finaliza.