Publicado em 22/10/2014 - saude - Da Redação
Produtos de limpeza, desinfetantes, germicidas e outros, também chamados de domissanitários, parecem inofensivos, mas podem causar sérios danos à saúde se cuidados especiais para o uso, armazenamento e descarte, não forem observados. Segundo o diretor de vigilância em saúde, Marcelo B. Pedroza, esses produtos, em geral, apresentam um conteúdo ou embalagem colorida que naturalmente atraem as crianças, que podem confundi-los com alimentos e ingeri-los. Os cheiros agradáveis também disfarçam o perigo tornando o produto mais atraente. Não podemos esquecer que as crianças realmente desconhecem os perigos destes produtos, alerta o diretor.
Outro grave problema são os produtos vendidos em embalagens clandestinas e, portanto, inadequadas. São os produtos, em geral, comercializados por ambulantes em carros e camionetes. Os recipientes são embalagens reaproveitadas de produtos de limpeza já descartados ou mesmo de refrigerantes. Não possuem registro do Ministério da Saúde, sua formulação é inadequada e não possuem rótulo, portanto, não apresentam as informações necessárias sobre sua composição e risco o que, dentre outros problemas, dificulta o socorro no caso de intoxicação.
Os domissanitários devem apresentar um rótulo com as seguintes informações:
# prazo de validade, nome do fabricante, e responsável técnico;
# registro no Ministério da Saúde (os detergentes e amaciantes de roupa são dispensados desse registro. Os que não tiverem esse registro devem citar a resol. da ANVISA 336/99);
# finalidade do produto;
# quantidade e modo de usar;
# composição química detalhada e ingrediente químico ativo;
# forma de conservação e armazenamento;
# advertência para não reutilização da embalagem e precauções;
# classe toxicológica, se houver (classificação que representa o risco potencial para os seres humanos);
# instruções sobre o que fazer em caso de acidentes.
Inseticidas, raticidas e repelentes
Os inseticidas e repelentes, além das mesmas informações dos domissanitários devem conter ainda a informação, em destaque: “CUIDADO! PERIGOSO”. E os raticidas: “CUIDADO! VENENO”. Todos com o símbolo da caveira desenhada.
Não use os inseticidas em ambientes fechados, sem ventilação. Proteja os olhos e, no momento da aplicação, não permita que crianças ou animais fiquem no local. Ao utilizar raticidas coloque o veneno em locais de difícil acesso às crianças e animais.
Após o uso de inseticidas, raticidas e repelentes, lave as mãos com água e sabão.
É importante que estes produtos sejam armazenados em locais fora do alcance de crianças e animais, em locais ventilados, ao abrigo do sol e da luz, em armários altos e fechados com chave. Não guarde esses produtos junto com alimentos ou medicamentos
Ainda segundo o diretor, em caso de intoxicação por ingestão de líquidos não dê água ou leite à vítima e não provoque vômito. Isto pode fazer com que a pessoa seja queimada internamente duas vezes. Leve a vítima imediatamente ao pronto socorro mais próximo levando a embalagem que causou a intoxicação.
Fonte: ASCOM