Publicado em 04/05/2011 e atualizado em 04/05/2011 - saude - Otávio Henrique Domingos - Coordenador Vigilância em Saúde
Já é claro que a melhor maneira de ser evitar a Dengue é eliminando o mosquito transmissor da doença, e a melhor época para se combater o mosquito é durante inverno. Isso porque é nesse período que os mosquitos diminuem suas atividades e morrem, e apenas os ovos ficam com o intuito de infestar nossa cidade no próximo período de chuva. Eliminando os ovos, eliminamos o Aedes; eliminando o Aedes, eliminamos a Dengue. A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Trata-se de um vírus que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) o mosquito Aedes aegypti. Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor.
Alguns sintomas da doença:
1. Febre, de início súbito;
2. Dor atrás dos olhos e forte dor de cabeça;
3. Dores nos músculos e nas juntas;
4. Vômitos de difícil controle e/ou náuseas;
5. Manchas vermelhas pelo corpo.
Tratamento:
Não existe tratamento curativo entre os objetivos temos:
Assegurar a hidratação, aliviar os sintomas como, dor, febre e vômitos, tranqüilizar o paciente, vigiar e prevenir as eventuais complicações e tratá-las precocemente. Repouso e alimentação adequada são indispensáveis.
Prevenção:
Não existe vacina ou medicamento que proteja contra a dengue. A prevenção é não permitir a reprodução do Aedes (que em grego significa “indesejado”), não permitido o nascimento de novos mosquitos.
Educação:
A medida de prevenção mais eficiente é o combate ao mosquito que transmite a doença. Medidas educativas de repercussão ambiental e conscientização da sociedade para diminuir os locais onde as larvas dos mosquitos se criam são decisivas na prevenção.
Recomendações da Saúde Pública:
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. É necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:
-Garrafas
-Pneus
-Pratos de vasos de plantas e xaxim
-Bacias
-Copinhos descartáveis
Tapar: Caixas d’água
Tratar: Piscinas
Outras recomendações:
Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos.
- Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos;
- Limpe as calhas e as lajes das casas;
- Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana;
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo. Joguem no lixo copos descartáveis tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.
A Vigilância em Saúde de Muzambinho lançará neste inverno a “CAMPANHA DOS 20 MINUTOS”. Dedique 05 minutos por semana para vistoriar seu imóvel a procura de possíveis depósitos de água, serão apenas 20 minutos por mês, se todos colaborarem, teremos uma cidade sem Dengue. Lembrem-se, são apenas 05 minutos por semana.
Relação dos locais onde foram encontrados focos de Aedes aegypti (mosquito da Dengue) no município:

Dúvidas: Ligue (35) 3571-2282 / 3571-3773 ou na sede da Vigilância em Saúde na Avenida Dr Américo Luz, n° 216 – Centro Muzambinho.
Otávio Henrique Domingos
Coordenador Vigilância em Saúde