Em Guaxupé 11 casos de dengue estão confirmados

Publicado em 12/03/2015 - saude - Da Redação

Em Guaxupé 11 casos de dengue estão confirmados

Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, divulgou os números confirmados de pessoas diagnosticadas com dengue. No total, 11 casos estão confirmados. Embora a região esteja em estado de alerta, Guaxupé ainda é uma cidade considerada sob controle. No entanto, os trabalhos de conscientização junto à população devem se intensificar nos próximos dias. 

O Governo de Guaxupé atua desde o início de 2013 num trabalho constante para que a população faça o descarte de resíduos considerados lixo de maneira correta e também para que mantenha terrenos e quintais sempre limpos. A medida serve, principalmente, para  questões como a aparição do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

“Estamos vendo as cidades em nossa região serem tomadas pelo mosquito da dengue. Alguns municípios inclusive com casos de epidemia. Claro que isso nos preocupa! Mas o que tem contribuído para um controle maior em Guaxupé, são os terrenos e quintais que em sua maioria estão sendo mantidos limpos pelos proprietários”, explicou Marcelo Pedroza, diretor da Vigilância em Saúde.

Ainda de acordo com o diretor da Vigilância, desde a semana passada agentes de vetores estão trabalhando em conjunto com imobiliárias. O trabalho consiste em percorrer aqueles imóveis fechados, focando, principalmente, em vasos sanitários com tampa aberta, piscinas, calhas entupidas e demais locais que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito transmissor.

“Os números podem aumentar. Até agora temos 11 casos confirmados. Este é o momento de reforçarmos junto à população para que limpem seus quintais, seus terrenos e que se atentem a locais que possam acumular água. Para que Guaxupé não seja pega por uma epidemia, temos que ter um trabalho conjunto entre Governo Municipal e munícipes. Assim evitaremos vários transtornos que podem ser causados pelo mosquito transmissor da dengue”, disse Marcelo.

Como parte do trabalho de conscientização, a Vigilância em Saúde promoverá no dia 21 de março o dia “D”, na feira livre. Durante este dia, os agentes de vetores e agentes de saúde orientarão a população sobre os cuidados necessários para eliminar os criadouros do mosquito. 

Maiores informações podem ser obtidas diretamente na Divisão de Vigilância em Saúde, através do telefone 3551-2719.

FONTE: ASCOM