EM GUAXUPÉ: Governo Municipal dá início ao mutirão de cirurgia

Publicado em 21/03/2014 - saude - Da Redação

Apesar de ocorrer desde janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou no mês de março as cirurgias eletivas, ginecológica e geral. A ação é uma parceria do Governo Estadual com o Governo Municipal de Guaxupé que atenderá também pessoas da microrregião. 

Em 2013 o mutirão de cirurgias eletivas aconteceu até o mês de setembro, reduzindo à praticamente zero a extensa fila de espera por procedimentos cirúrgicos. De outubro a janeiro, novos encaminhamentos surgiram e a fila de espera começou a somar pacientes.

Diante da situação e entendendo a necessidade de um novo mutirão, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, buscou aprovação do Governo Estadual para a realização de novas cirurgias.

“Os encaminhamentos mais comuns que temos para cirurgias são de hérnia e vesícula. Mas o mutirão atende muito além disso. Neste ano mostramos a necessidade de Guaxupé ter novas cirurgias e obtivemos junto ao Estado a autorização. Janeiro e fevereiro já foram aproximadamente 20 cirurgias. Neste mês intensificamos e assim será durante todo o ano. Nossa meta é que não exista lista de espera e todas as pessoas que necessitem sejam atendidas”, disse Tadeu Silva, secretário municipal de Saúde.

Para Jarbinhas, o esforço conjunto entre município e Estado, traz qualidade de vida às pessoas: “O Governo Municipal não medirá esforços na realização de ações como essa, em que a parceria contribui para que a população tenha mais saúde. É importante ressaltar o esforço da Secretaria Municipal de Saúde por atender todas as diretrizes do Governo de Minas no sentido de podermos realizar mais esse mutirão”, falou o prefeito.

As cirurgias eletivas são parcerias entre Ministério da Saúde, Governo de Minas e Secretaria de Saúde de Guaxupé. Após consulta, o médico identifica a necessidade do procedimento cirúrgico, encaminhando o paciente para a Secretaria de Saúde com a solicitação de exames pré-operatórios que depois de realizados, faz-se uma triagem e finalmente a cirurgia.

“O mutirão de cirurgias é importante não só para a Secretaria, mas principalmente para os pacientes que melhoram, e muito, sua qualidade de vida após o procedimento”, enfatizou Jarbinhas.

Maiores informações quanto às cirurgias eletivas podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, através dos telefones 3559-1059 ou 3559-1064

Fonte: ASCOM