Encontro Sul Mineiro de Cardiologia acontece em Poços de Caldas

Publicado em 03/04/2014 - saude - Da Redação

Com o tema ‘Cardiologia multidisciplinar: vários olhares, um só objetivo’, o 37º Encontro Sul Mineiro de Cardiologia começou na quinta-feira (03) e segue até sábado (5), em Poços de Caldas (MG). Promovido pela sociedade de cardiologia mais tradicional do Brasil, o encontro reúne pediatras, fisioterapeutas, enfermeiros e cardiologistas. 

Durante os três dias, aproximadamente 350 profissionais participam de cursos e palestras sobre diferentes assuntos da área, como hipertensão arterial, cardiologia esportiva, insuficiência cardíaca, estresse, síndrome coronariana, dentre outros. Os professores são de renomadas instituições de ensino, como Universidade Federal de São Paulo, Universidade do Estado de Santa Catarina, Instituto do Coração da USP e Universidade Estadual de Campinas. Além dos profissionais da área, o encontro recebe importantes empresas farmacêuticas e de equipamentos e serviços.

Segundo o Dr. José Tasca, presidente do encontro, este momento é extremamente importante para a formação dos profissionais. “A doença cardiovascular é a maior causadora de morte no Brasil nos dias de hoje e será também na próxima década. Atinge uma quantidade muito grande de pessoas. Por isso, é muito importante refazer e reciclar os conhecimentos na forma de abordagem das doenças e no seu tratamento.”

Com o objetivo de fomentar os estudos sobre a área, os melhores trabalhos científicos serão premiados e reconhecidos. Até o momento, 50 projetos foram inscritos.

Poços de Caldas sedia o encontro pela quarta vez e foi escolhida por ser uma cidade especial para receber eventos. Além disso, novos médicos se dispuseram a ajudar na organização, havendo, assim, uma cooperação da ‘velha guarda’ com os profissionais mais recentes.

O primeiro encontro foi realizado em 1978, em Cambuquira, e vem acontecendo, anualmente, em diferentes cidades do sul de Minas. A organização é da Sociedade Sul Mineira de Cardiologia e da Prisma Eventos.

Caminhada do Coração

Para manter o bom funcionamento do coração, é importante não fumar, consumir bebida alcoólica moderadamente, fazer no mínimo 40 minutos de atividades físicas por dia, diminuir a ingestão de gordura saturada e incluir verduras, legumes e frutas na alimentação.

Como parte do encontro e como estímulo, no domingo (6) acontece a caminhada ‘Cuide de seu coração’. Com saída em frente ao Espaço Cultural da Urca, às 8 horas, os participantes seguem até o Parque Municipal Antônio Molinari, onde será realizado um alongamento com educador físico. A caminhada é aberta a todos os interessados e a inscrição será feita no local, mediante a doação de 1 quilo de alimento, que será revertido para instituições beneficentes. Os primeiros 200 inscritos ganham uma camiseta. Haverá, ainda, a distribuição de água e iogurte e o acompanhamento de uma ambulância.

Mais informações em www.sulmineirodecardiologia.com.br.

FONTE: ASCOM