Equipes dos PSFs realizam pesquisas sobre tabagismo em Alterosa

Publicado em 09/06/2011 - saude - Assessoria de Comunicação

A constatação de que a nicotina, presente em todos os derivados do tabaco, é uma droga psicoativa e fez com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluísse o tabagismo dentro do grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas na Décima Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).
A dependência à nicotina obriga os fumantes a se exporem cronicamente à aproximadamente 4.720 substâncias, muitas delas tóxicas, fazendo com que o tabagismo seja um fator causal de aproximadamente 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.
O tema foi lembrado e debatido especialmente no dia 31 de maio, instituído Dia Mundial Sem Tabaco e as equipes do Programa Saúde da Família de Alterosa correram a campo e entrevistaram 1.747 pessoas e constataram que: 23,97% de pessoas que residem em Alterosa fumam menos de cinco cigarros ao dia até dois maços/cigarros ao dia. No Distrito do divino Espírito Santo (Cavacos) de 49,46% de pessoas fumam menos cinco cigarros ao dia até dois maços/cigarros ao dia. Portanto muitas iniciativas no combate ao tabagismo devem ser incrementadas para inibir o consumo, pois as consequências maléficas no organismo são evidentes com o passar dos tempos.
No Distrito do Cavacos a faixa etária de 10 a 19 anos quase não constata o uso do cigarro enquanto é mais dominante na faixa acima de 20 anos, o que determina a influência de grupos enquanto em Alterosa de 15 a 19 anos os adolescentes já estão iniciando o consumo ficando em 1º lugar em consumo de 20 a 30 anos em 2º lugar 31 a 40 anos.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Alterosa-MG