Publicado em 07/10/2015 - saude - Da Redação
Todos os dias milhares de pessoas consomem água mineral proveniente de garrafões de 20 litros. Quando não são observadas as boas práticas no processo de envase, armazenamento e distribuição, além das condições do garrafão, essa água pode trazer riscos para a saúde do consumidor.
Todos os dias milhares de pessoas consomem água mineral proveniente de garrafões de 20 litros. Quando não são observadas as boas práticas no processo de envase, armazenamento e distribuição, além das condições do garrafão, essa água pode trazer riscos para a saúde do consumidor. Para evitar transtornos à saúde pública a Vigilância Sanitária de Guaxupé traz importantes dicas.
A primeira coisa a ser feita é analisar o garrafão quando entregue pelos distribuidores nas residências. Eles têm que estar tampados e lacrados. Sem isto, o produto pode ser clandestino. Mesmo lacrado, o garrafão pode apresentar vazamentos.
No mesmo local onde sai a água, entram microorganismos que podem prejudicar a saúde. Fique atento, o garrafão não pode estar amassado, nem arranhado e deve estar dentro do prazo de validade.
Vale orientar ainda que o consumidor deve conhecer o local onde a água é comprada para saber quais são as condições de armazenamento. Em casa ou no local de venda, o garrafão não pode estar exposto à luz solar para não criar algas azuis e alterar as características químicas e físico-químicas. Não devem ser colocados diretamente no chão.
O transporte deve ser feito em veículos fechados e destinados somente para esse fim. Não podem ser transportados e nem armazenados junto com gás, materiais de limpeza, solventes, combustíveis, entre outros produtos químicos.
Higiene do garrafão
Antes de abrir o garrafão e iniciar o consumo da água, é preciso higienizá-lo. É preciso lavar as mãos com água e sabão. Depois, tirar o lacre, lavar o garrafão com água e sabão neutro e passar um pano embebido de álcool a 70% na parte externa, aguardar o álcool secar para depois consumir a água.
Não adianta higienizar o garrafão e não fazer a limpeza correta do bebedouro. Uma esponja deve ser utilizada somente para esse fim. Para limpar o bebedouro, é preciso retirar a cuba, lavá-la com água fervente e esgotá-la pela torneira. Encher a cuba novamente, colocar três colheres de sopa de água sanitária, deixar agir por 15 minutos e esgotá-la pela torneira. Depois disso, é necessário fazer o enxágue esgotando a água pela torneira novamente.
Maiores informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária pelo telefone 3551-2719.
fonte: ascom