Publicado em 16/11/2011 - saude - Assessoria de Comunicação
Um dos pilares do trabalho da Prefeitura de Guaxupé na área da saúde é o trabalho chamado Saúde da Família, desenvolvido prioritariamente nas unidades de PSF da cidade. Esta filosofia está alinhada com as diretrizes do Governo Federal que criou os PSFs - Programa Saúde da Família, como estratégia de saúde pública que prioriza as ações de prevenção, promoção da saúde e integração entre a equipe médica e a comunidade. Este formato resgata um antigo conceito em que as famílias tinham seu médico de confiança. Hoje têm sua equipe de saúde de confiança. Esta relação mais próxima cria vínculos de co responsabilidade e resulta na identificação mais eficiente dos problemas e necessidades da comunidade que atende.
Uma das principais formas de criar esses vínculos é através de ações de educação para a saúde. Um exemplo desse trabalho é o Grupo de Diabéticos criado para a atenção especial aos portadores de Diabetes, uma doença a cada dia mais comum. Coordenado pela enfermeira Gislaine Salomão Bruno de Melo e Agentes Comunitários de Saúde(ACS) do PSF, o grupo teve seu primeiro encontro no dia de 05 de outubro
com a finalidade de orientação, humanização da assistência e promoção da melhoria da qualidade de vida do portador da doença. No primeiro encontro , as características, tipos e sintomas da doença foram o tema da discussão e troca de experiência e informação. O segundo encontro foi no dia 07 de novembro com a participação de alunos da UNIFEG, abordando o tema “Alimentação e o Diabetes”.
chance de cura. A ação encerrou um período dedicado à divulgação, discussão e conscientização dos dois tipos de câncer que mais afetam as mulheres: mama e colo do útero. O mês de outubro foi batizado de “Outubro Rosa” tem a cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e é o mês dedicado à informação e prevenção desta doença. O Outubro Rosa é um evento internacional que ganha a adesão cada vez maior de instituições preocupadas com a saúde da mulher. As instituições participantes, simbolicamente, iluminam seus edifícios com a cor rosa, além de abrirem espaço para palestras e campanhas educacionais de prevenção.