
A administração municipal de Nova Resende, através do prefeito Ronei Vitor de Brito (PT), atua em 100% da área de saúde do município. O vice-prefeito Celso José de Oliveira ocupa a Secretaria Municipal de Saúde, enquanto que o advogado Dr. Sebastião Marques dos Santos é o diretor do Hospital Municipal Santa Rita.
No atual governo, foram implantadas quatro unidades do PSF – Programa Saúde da Família, atendendo os moradores dos bairros Petúnia, Rio Claro (zona rural), além de duas unidades na zona urbana. Nos próximos dias, será implantada a quinta equipe do PSF.
Aparelhos de última geração foram adquiridos e servem a comunidade nos diversos tipos de exames.
Outra inovação foi a implantação do NASF – Núcleo de Assistência à Família, numa parceria entre as cidades de Nova Resende e Alterosa. O NASF atua em apoio as unidades do PSF, disponibilizando profissionais especializados em diversas áreas como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição.
No Hospital Municipal Santa Rita, também mantido 100% pela administração do município, são realizadas cirurgias eletivas. O diretor Dr. Sebastião Marques informou a contratação do médico Dr. Sérgio (Alfenas), que passará a prestar atendimento semanal no município. Com isso, viabilizando a realização a realização de pequenas cirurgias e cirurgias eletivas, fato inédito no município.
Há pouco tempo, o diretor esteve na Câmara de vereadores esclarecendo polêmica no atendimento prestado no hospital. Principalmente, quanto à demora no atendimento. Dr.Sebastião Marques salienta que o fato é normal em todo hospital, até porque seria impossível colocar um médico para atender cada habitante da cidade. Mas, além do médico de plantão, a administração municipal vem pagando o sobre aviso, auxiliando no atendimento quando necessário. Também aproveitou para esclarecer a diferença entre tratamento ambulatorial e de emergência. Assim, deixa claro que o pronto socorro faz o atendimento de urgência e emergência. Já o atendimento ambulatorial deve ser feito no posto de saúde e unidades do PSF. Entende que a população deve observar esta situação, pois estará contribuindo para maior agilidade no atendimento no pronto socorro. Acrescentou ainda que entre 100 atendimentos, apenas 10% são de urgência.
Dr. Sebastião Marques também comentou convênio com a cidade de Passos, viabilizando um atendimento mais rápido nos casos de urgência. Com isso, evitando o tempo de espera no sistema do SUS.