Publicado em 16/07/2013 - saude - Da Redação
A implantação do Hospital Regional do Câncer em Passos e do Hospital Regional do Coração - HRCor em São Sebastião do Paraíso é o fortalecimento da saúde pública regional. O Hospital do Coração da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso vem desenvolvendo trabalho de excelência em medicina de Alta Complexidade Cardiológica. Abaixo uma breve apresentação do Hospital do Coração.
O Hospital Regional do Coração – HRCor, da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, teve início recente de suas atividades em atendimento ao público pelo SUS em janeiro de 2013 e vem desenvolvendo trabalho de excelência em medicina de Alta Complexidade Cardiológica.
O Hospital Regional começou a ser construído no ano de 2000 com verbas do Ministério da Saúde, bem como do Governo de Minas Gerais, e foi concebido com o mais rigoroso critério arquitetônico hospitalar, obedecendo às normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e com custo em torno de R$ 25.000.000,00 atualizados até a presente data (julho de 2013), distribuídos nos 6.000 metros de área construída, equipamentos, mobiliário e utensílios, inclusive com recursos próprios da Santa Casa.
O HRCor foi dimensionado para atender a região ampliada de Regional de Saúde de Passos, que compreende as microrregiões de São Sebastião do Paraíso, Passos e Piumhi. Para justificar a instalação de um hospital deste porte é necessário que o mesmo faça referência a pelo menos 600.000 habitantes devido aos seus altos custos de manutenção.
Na época de seu estabelecimento foi feito um pacto regional de vocações entre as cidades, em que ficou estabelecido que o serviço de Cardiologia seria implantado em São Sebastião do Paraíso e o de Oncologia, por sua vez, em Passos (Hospital Regional do Câncer), dessa forma garantindo a distribuição populacional para viabilizar o atendimento regional e sustentabilidade às duas instituições de saúde: Santa Casa de Misericórdia de Passos e a de São Sebastião do Paraíso, que estão a menos de 50 km uma da outra.
Para se ter uma idéia dos resultados do HRCor, somente o setor de hemodinâmica do Hospital do Coração em Paraíso, já realizou com pleno êxito mais de 2.000 procedimentos, de cateterismo e angioplastia. Atualmente a Santa Casa de Paraíso entrou na Rede de Urgência e Emergência do Estado, o que foi muito relevante para seu desenvolvimento e o atendimento público da saúde regional, principalmente com o início das atividades do Hospital Regional do Coração. O serviço de Cardiologia deu um grande impulso nesse avanço, pois atraiu grandes profissionais médicos que vieram compor e construir um serviço regional de excelência
e renome para referência estadual. O processo final de credenciamento de outros serviços, que já percorreu todos os trâmites legais e foram encaminhados tecnicamente à Secretária de Estado da Saúde e Ministério da Saúde, darão finalmente ao Sul e Sudoeste de Minas uma Unidade de Alta Complexidade em Assistência Cardiovascular.




Fonte: ASCOM