Publicado em 01/09/2011 - saude - Assessoria de Comunicação
Na manhã de 26 de agosto, a Secretaria de Saúde de Jacuí realizou a VII Conferência Municipal de Saúde de Jacuí, cujo tema explorado foi “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, estando presente cerca de 150 participantes entre eles inúmeros representantes da sociedade: Presidentes de Entidades, Associações Urbanas e Rurais, Vereadores, Pároco Municipal, Pastores e Representantes dos Três Poderes: Executivo Legislativo e Judiciário.
A Secretária de Saúde Lucineide Marina Arantes dos Santos ministrou palestra com o tema central da Conferência e esclarecendo que tutilizam o SUS por meio de inúmeras redes de serviços e ações de promoção da saúde: nos mais diversos setores de vigilância sanitária (controle e fiscalização da qualidade de produtos para o consumo humano, etc.), da vigilância epidemiológica e controle de doenças (epidemias, endemias), de imunizações (produção, vacinações, etc.), programas orientados para grupos populacionais e problemas específicos (Saúde Mental, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde dos Trabalhadores), de redução de danos, de assistência e reabilitação, de produção de insumos (vacinas, medicamentos, equipamentos e outros), de iniciativas e medidas para a educação em Saúde. Disse ainda que é por meio do entendimento nasce o sentimento de segurança, o sentido de pertencimento, de patrimônio do povo e a disposição de defesa do interesse público. O desafio da constituição de legitimidade é permanente e, além da noção de direito humano e social, implica na garantia de acesso acolhimento e respostas apropriadas para as necessidades sociais de grupos# Visão: SER MODELO DE SAÚDE REGIONAL TENDO COMO BASE OS PRINCíPIOS DO SUS, PROMOVENDO CONHECIMENTO E BUSCANDO O PADRÃO – EXCELÊNCIA DE SERVIÇOS.
# Missão: PRESTAR SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO, VIGILÂNCIA E ASSISTÊNCIA A TODOS OS CIDADÃOS DE JACUí, NO ÂMBITO DO SUS, COM O OBJETIVO DE QUALIDADE DE VIDA AMPLIANDO COM CIDADANIA E VISÃO DE SAÚDE
Aproveitando o momento, o Coordenador do Fundo Municipal de Saúde Paulo Sérgio Bueno apresentou as principais rotinas dos Servidores do Fundo Municipal de Saúde:
# ANÁLISE DE RECURSOS VINCULADOS
# CONTROLE DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
# PRESTAÇÃO DE CONTAS
# ANÁLISE SITUACIONAL JUNTO AO CONSELHO MUNICIPAL
Tratou ainda de explicar que o Fundo Municipal de Saúde é Amparado na Lei 8142/1990, pois o Controle Social na Saúde é exercido principalmente por meio das Conferências e Conselhos de Saúde nas três esferas da gestão governamental, em que a gestão pública dos sistemas e serviços de Saúde ainda enfrenta dilemas e desafios, fazendo com que se torne imprescindível a discussão e proposições sobre a garantia e combinação entre financiamento necessário e estável, gestão de qualidade e com responsabilidade social, fiscal e sanitária, sob a égide do interesse e direito públicos.
Logo após, os Médicos Dr. Veber Lucas de Oliveira e Dra. Ludmila Mota profissionais responsáveis pelas Unidades de PSF (Programa Saúde da Familiar), comandaram um momento de bate papo com os presentes sobre “Acesso e Acolhimento com Qualidade”, mostrando que estes são as bases da construção de uma relação de confiança, compromisso e solidariedade dos usuários com as equipes e os serviços, garantindo a Legitimação do Sistema Público de Saúde, a aliança entre usuários, trabalhadores e gestores da saúde em defesa do SUS como política essencial da população brasileira.
Ainda foram realizadas Dinâmicas de humanização e acolhimento pela Terapeuta Ocupacional do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Valeria França Coelho e atividades Culturais pelos Agentes Comunitários de Saúde, com o Tema: “O Dia em que o SUS visitou o Cidadão”. Um Plenário com o objetivo de colher sugestões de melhorias e criticas para a Secretaria Municipal de Jacuí, também foi organizado, e ainda uma eleição para criação do novo Conselho Municipal de Saúde no segue os resultados:
